expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Das Antigas] Os Miseráveis - Victor Hugo


Oi pessoas, como estão? (:

Bom, hoje vim falar de um livro que é extremamente especial pra mim. Lembro de tê-lo pego na biblioteca do meu colégio, quando ainda estudava lá, ter ficado curiosa com a sinopse e, sem saber, ter levado para casa um livro que seria eternamente um dos meus favoritos. E, claro, o livro perfeito pra estrear essa nova coluna: "Das Antigas"! Aqui eu farei resenhas sobre livros, filmes e séries que podem serem classificados como "das antigas", mas que ainda tem impacto nas gerações, sendo clássicos, ou não ;)

E, pra começar, um livro que foi lançado em 3 de Abril de 1862, mas que pode facilmente ser considerado atual!

Vem conferir o porquê ;)
Sinopse
~ ♥ ~

Os Miseráveis

"Jean Valjean é condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão em um dia em que os filhos de sua irmã tinham fome. Libertado 19 anos depois, adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário=, mas perseguido pelo inspetor Javert, é preso, mas consegue escapar. Resgata a pequena Cosette das mãos do terrível casal Thénardier, e vai morar com ela em um convento em Paris. Anos mais tarde, explodem conflitos políticos nas ruas da cidade: A Revolução Francesa. Um texto de forte cunho social e elementos de drama policial. Mostra como uma pessoa pode transformar a vida de outras. Uma história fictícia de onde se tira lições de bondade, renúncia e perseverança. "



~ ♥ ~


Classificação:

  

Acho que não sei falar dessa história, sem falar realmente o que senti ao lê-la. Sempre vou me lembrar desse livro, porque ele foi um verdadeiro divisor de águas pra mim; acostumada a livros com personagens bonzinhos sendo facilmente identificados, fui finalmente apresentada a um mundo que não é preto e branco. Existem tons de cinza nos quais habitam aquelas pessoas que fizeram más escolhas, mas não são ruins, e também aquelas pessoas más que, por vezes, fazem a coisa certa.
Jean Valjean, esse personagem incrível e complexo, é uma dessas pessoas.

"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus.
O que há, são maus cultivadores."


Após passar 16 anos preso, só por ter roubado um pão para sua família que morria de fome, ele sai da prisão sem acreditar em nada nem ninguém. Mas, um encontro com um bispo, alguém que lhe estende a mão, muda novamente o curso de sua vida: mesmo sendo mal visto pela sociedade, mesmo que todos o vejam eternamente com um criminoso, ele insiste em fazer algo bom, em ser bom. Mesmo que ninguém acredite que haja algo bom nele.

Com uma escrita que prende do início ao fim, somos levados a não só acreditar na bondade de Jean Valjean, como na força de espírito da humanidade. Somos convidados a acreditar no poder que uma vida tem de tocar e melhorar outras vidas. Aprendemos que ser bom é uma escolha assim como tudo na vida.
O impacto que esse livro teve em mim não pode ser realmente explicado; lembro que foi o primeiro livro que tive vontade de levar definitivamente pra casa, porque não podia acreditar que aquela história poderia ser de outra pessoa. Eu, que ainda torço um pouco o nariz para os clássicos, acabei sendo fisgada e ensinada por um deles. acabei sendo envolvida de tal maneira que até hoje tenho em mim suas palavra e lições.

É por isso que insisto em dizer que mesmo tendo escrito a tanto tempo, pode ser encaixada muito facilmente nos dias atuais. Sua história ainda pode ensinar, mais do que simplesmente entreter. Pode nos mostrar uma janela, que nos faça ver melhor o mundo a nossa volta sem nos deixar desistir dele.

"Verdade ou não, o que se diz dos homens ocupa, por vezes, tanto lugar na sua vida e sobretudo no seu destino, como o que eles próprios fazem."


É isso gente, o que acharam do "Das Antigas" de hoje? Alguma sugestão do que mais quererm ver nessa coluna?
Deixem nos comentários ;)

Beijos! ;*

10 comentários:

  1. Olá Day. Tudo bem? Espero que sim.
    Gostei bastante dessa nova coluna. Eu acho que nunca li nenhum clássico, pelo menos não inteiro, mas quero mudar isso. Os miseráveis é um título que sempre me chamou a atenção, mesmo aquelas edições enormes (acho até que elas mais do que as edições menores. Amo livros gigantes) que assustariam qualquer um. A história parece ser incrível. Eu estou louca para assistir o filme (o último que fizeram), mas queria tanto ter a chance de ler o livro antes...
    Pro próximo "Das antigas" que tal um nacional? Não vou indicar nenhum, porque, como disse, nunca li nenhum inteiro. Comecei e quase terminei Senhora, de José de Alencar e eu achei bem bacana.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, tudo sim e com você? :)

      Que bom, obrigada! *-*
      Eu também não sou muito fã de clássicos lary. Acho que esse foi mais um dos motivos pra criar a coluna! haha' Mas, sendo meu primeiro contato com clássicos, Os Miseráveis definitivamente não me decepcionou e acho que deveria conferir *-*

      Obrigada pela dica Lary! Com certeza vou dar uma procurada pra fazer um Das Antigas, nacional *-*

      Beijos! ;*

      Excluir
  2. Olá,
    Eu PRECISO ler esse livro, sempre tive muita vontade e só não o fiz ainda por falta de oportunidade mesmo, mas parece ser uma leitura incrível.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, :)

      Precisa mesmo, é ótimo! *---* - mas, sou suspeita pra falar '-' haha'

      Não tem como não indicar esse livro, ele tem tudo o que um bom livro precisa *-*

      Beijos! ;*

      Excluir
  3. Oii...
    Esse livro é muito bom, um pouco triste, mas que nos toca profundamente!
    Parabéns pela resenha, está incrível.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! :)

      Verdade. E tão bem escrito né? Não tem como se senbti parte e se tornar amigo do jean Valjean e acompanhar sua triste história de redenção *-*

      Beijos! ;*

      Excluir
  4. Eu me apaixonei por Os Miseráveis com o musical de 2012. Simplesmente AMO o Hugh Jackman e ele como Jean Valjean ficou uma maravilha! Colocando Russell Crowe então, matou a pau! hehehehe
    Desde então quero MUITO ler o livro. Até baixei de graça na amazon, mas como está em francês não me animei a começar! hehehehe
    Vou ver se acho uma edição bem bonita para a minha estante e finalmente começo a ler! <3
    Amei sua resenha, de verdade! E achei super legal a coluna!
    Se quiser uma indicação, leia Laranja Mecânica (se não leu ainda). É difícil engrenar, mas vale a pena!

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samy, :)

      Eu nã sou muito fã de musicais, pra ser sincera, e esse é meu motivo de não ter conferido o filme! haha'
      mas, também amo o Hugh jackman, então fico entre a cruz e a espada! kkk'

      Que bom que gostou, me deixa super feliz! Espero que iga a indicação, não vai se arrepender ;)

      Já ouvi falar de Laranja Mecânica; com certeza vou dar uma procurada melhor sobre ele ^^

      Beijos! ;*

      Excluir
  5. Oiee.

    Não li este livro ainda e um dia vou reparar este erro. Quero ver o filme principalmente porque tem o Hugh - risos! Gente ele é lindo demais.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, :)

      Hugh! ♥ *suspiros gerais* kkk'

      Leia mesmo Fernanda, a história é maravilhosa *-*

      Lindo é pouco :o kkk'

      Beijos! ;*

      Excluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥