expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Desconexa] 3 Coisas Que Desanimam Qualquer Autor Nacional



Oi gente, como vocês estão? :)

Livros nacionais tem ganhado cada vez mais espaço tanto na minha estante quanto no meu coração por isso, cada vez mais, tenho me envolvido em grupos de autores nacionais ou até acabo adicionando-os em meu facebook para poder acompanhar mais de pertinho seus projetos e claro, pra torcer e vibrar com cada vitória no caminho deles!
Pensando nisso, acabei também sendo levada a contabilizar as inúmeras dificuldades que um autor nacional enfrenta e que infelizmente não acabam quando enfim eles tem seus livros publicados. Editoras mal intencionadas ou mal organizadas e críticas destrutivas são só alguns dos obstáculos pelos quais eles tem que passar e, pensando nisso, reuni aqui nessa postagem 3 coisas que na minha opinião devem desanimar (e muito!) um autor nacional. Espero que através dos dados e pontos que vou frisar aqui a gente consiga ver e compreender os obstáculos na vida de um autor e, esperançosamente, suavizar o seu caminho 


Acreditar que livros internacionais são sempre melhores do que os nacionais


Related image

Confesso que eu mesma já cai nesse preconceito, talvez por causa do trauma de ser obrigado a ler livros nacionais na escola quando pequena mas posso dizer que finalmente me "libertei" disso. Já li sim muitos livros nacionais que eu não gostei ou que nem mesmo consegui terminar a leitura... mas isso também já aconteceu com livros internacionais!
Não faz nem mesmo sentido acreditar que o talento está limitado a linhas geográficas e que o Brasil simplesmente não foi agraciado. Quer dizer, olha quanta gente incrível! Tem a Cinthia Freire, a Camila Pelegrini a Simone Taietti (que fez um dos livros que mais amei na vida!) Alma Cervantes e, mais conhecidas ainda, a Paula Pimenta, Babi A. Sette, Carina Rissi... tantos nomes que eu provavelmente passaria toda a tarde aqui citando. Gente talentosa, de coração aberto e que está tentando e conseguindo achar seu espaço no mundo literário. Existe SIM muito autor nacional incrível que não perde em nada para escritores internacionais. Arrisque-se, procure livros do gênero que te agrade... mas leia nacionais! Com certeza sua concepção mudará 


Firmar parceria com o intuito de ganhar livros de graça



Acho que essa chega a desanimar até mesmo as blogueiras que enxergam na parceria algo muito além disso. Infelizmente algumas blogueiras procuram parcerias com autoras nacionais unicamente para receberem livros de graça... isso não só soa como realmente é algo muito triste de se fazer! Uma vez cheguei a ler o desabafo de uma autora triste com o fato de ter sido procurada para parceria em troca de receber uma "Resenha Positiva". Isso mesmo, mesmo antes de ler a blogueira já estava garantindo uma resenha positiva em troca da parceria. Isso é realmente triste.
Pra mim uma parceria vai muito além da troca de livros por divulgação! Quando firmo uma parceria com uma autora tenho a consciência de que estou caminhando com ela a partir dali. Serei mais uma em sua torcida, mais um par de mãos tentando impulsioná-la pra frente... além da incrível proximidade que a parceria proporciona do leitor/blogueiro com o autor! Posso dizer que é incrível participar de certa forma de cada linha e cada projeto que o autor vai criando, participar do sonho que vai se tornando real... realmente é uma honra.

Achar que livros nacionais são muito caros


Image result for money for books tumblr

Confesso que também tinha essa dúvida, afinal no exterior os livros em geral são bem mais baratos que aqui no Brasil. Aliás, fui até pesquisar a respeito e a resposta é: os livros aqui são caros porque o mercado de livros no Brasil é muito reduzido! Enquanto no exterior a média de tiragens (exemplares) de cada obra chega a 10.000 exemplares, aqui no Brasil quase não chega a 2.000 por obra. Em uma conta simples, dá pra notar que quando as tiragens são assim reduzidas os custos são projetados no valor unitário de cada exemplar o que faz com que os preços de fato acabem altíssimos! No entanto, é ilusão pensar que o autor nacional "enriquece" com o fato de seu livro estar com um valor alto. Nesse esquema de lucro que achei na internet dá pra ver que o autor em si fica com uma fatia bem pequena dos lucros de sua obra. Veja por porcentagem:



Como dá pra ver, as livrarias pegam a maior "fatia" dos lucros em relação a publicação de livros o que também é a razão pela qual os livros muitas vezes, tem preços bem mais em conta quando comprados na internet. Baseada nesses dados que encontrei na Revista Super Interessante é fácil fazer as contas e perceber que também fica caro para o autor publicar sua obra e que se não for pelo amor que ele tem ao que faz, muitas vezes ele próprio desistiria.


O que quis realmente mostrar ao trazer essa postagem é o quanto os autores nacionais necessitam do nosso apoio. Por isso resenhem, comentem, divulguem e abracem todos esses autores que estão chegando ou que já estão por ai. A caminha de um escritor não é fácil de forma alguma: editoras com más intenções, opiniões nada construtivas, o próprio desgaste de lutar contra a maré de livros internacionais... são apenas alguma das várias coisas que eles encontram pelo caminho.

Mas, realmente tenho fé e gosto de acreditar que se nós leitores estivermos ao lado deles na caminhada, conseguiremos fazer com o as pedras no caminho sejam vencidas com mais suavidade e menos dor. Acredito que os leitores formam algo como uma "rede de proteção" feita de mãos humanas, capazes de impedir a queda desse sonho que é escrever.

Minhas mãos estão a disposição. E as suas?

Fiquem com Deus,
Beijos! ;*
Image Map

5 comentários:

  1. Olá Day
    Eu sou uma das que super apoiam a literatura nacional. É triste mesmo ver que tem pessoas que querem parcerias apenas pra ter mais um livro. Assim como você, depois de firmar uma parceria sinto que me tornei próxima ao autor e tento ajudá-lo de todas as formas possíveis, divulgando, indicando, com fotos... Fico super feliz quando um autor que gosto anuncia que está publicando mais uma obra. Me sinto parte daquilo. Foi assim com a Camila Pelegrini. Vibrei com ela cada conquista.
    Beijos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Dayane, tudo bem?
    Gostei muito da sua postagem! Eu tenho vários autores parceiros e sempre procuro apoiá-los de todas as maneiras que posso. Claro que tem alguns que me identifico mais, outros que admiro e por aí vai. Acho muito importante o apoio dos blogueiros, mas nunca perdendo a essência de cada blog e nunca deixando de ser verdadeiro em nossas opiniões para o leitor. Publicar livros no Brasil é uma verdadeira batalha da qual infelizmente poucos conseguem ter bons resultados.
    Obrigada pela sua visita lá no Doces. Estou seguindo aqui e nas suas redes sociais.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Os autores nacionais realmente enfrentam muitas dificuldades, tenho alguns parceiros e acompanho todo o percurso para poder publicarem seus livros e não é fácil. Por isso sempre apoio em tudo que posso, não só divulgando os trabalhos como também comprando os livros!
    Gostei mt do seu post e do blog! Já estou seguindo <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eita! resenha positiva sem ler o livro é.... desleal com o leitores, que triste!O pessoal fala que livro é caro, mas o que tem de gente que gasta absurdo com coisas bobas é impressionante! E tanto livro ruim estrangeiro que me pergunto se não tinha um único editor vivo pra dar um toque para o autor rsrsrsrs

    Adorei o post!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Que post amor.
    Eu já vi muitos casos sobre parcerias que não deram certo por causa desse negócio de só quero ganhar livros, triste isso.
    E sobre o preço acho que é relativo, tem muitos internacionais os olhos da cara e o povo da o dinheiro sem dó né.
    Eu amo nacionais.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥