expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Desconexa] Tamanho Não Importa



Oi gente, tudo bem?

Ultimamente o assunto "perda de peso" tem rondado muito a minha mente. Estou travando uma "luta particular" com a balança, tentando me livrar de uns quilinhos a mais e, pensando nisso e no mundo literário, é realmente triste ver como tem realmente poucas personagens em livros retratadas dessa forma: não com um corpo escultural (para não falar daquelas que não se consideram bonitas, mas que são descritas como verdadeiras deusas pelos mocinhos), mas que são reais. Que tem descontentamento com uma parte do seu corpo, que não ficam bem em qualquer roupa ou que, mais especificamente como eu quero tratar nesse post, tem uns quilinhos a mais.

Confesso que propagandas, livros, revistas e reportagens que acabam por estabelecer algum tipo de regra universal de como um corpo feminino deve ser, sempre me acertam como um soco no estômago, pra não falar no golpe na auto-estima de qualquer mulher normal que não tem uma barriga zerada - ou aquela habilidade incrível de comer 3 vacas e continuar com o corpo da Gisele Bunchen. 
E confesso que me sentiria de certa forma "apoiada" e representada ao conhecer uma história de uma garota incrível, inteligente, amorosa, corajosa e leal que tem uns quilinhos a mais e se aceita exatamente como é. Ou que, ao menos, decide mudar por si mesma e não por qualquer pressão exterior. 

Pensando nisso, hoje eu resolvi trazer uma lista de livros que eu encontrei com personagens que mesmo acima do peso, são - ou se tornarão no decorrer da história - bem resolvidas e apaixonadas por si mesmas! Infelizmente ainda não conferi os livros dessa lista, então vou falar só a impressão que tenho a respeito deles, okay?

Vem conferir ;)


A Série "Tamanho 42 Não é Gorda" - Meg Cabot



Preciso dizer algo além de "Meg Cabot escreveu"?! 
Com personagens sempre cativantes, divertidas e incomuns a Meg fisga a atenção de qualquer leitor e, pelas resenhas que já vi, essa série não é diferente: a premissa promete uma personagem independente, engraçada e batalhadora. E, mesmo que inicialmente ela esteja em um estado de negação em relação ao seu peso, passamos a torcer para que ela perceba que tamanho realmente não importa!


Eleanor & Park - Rainbow Rowell



Tenho uma vontade incrível de ler esse livro desde que foi lançado. Nunca li uma única resenha negativa sobre essa história e, aliás, parece receber todos os adjetivos positivos possíveis. Romântica, sensivel, cativante... são algumas palavras que sempre se repetem ao descrever esse livro! Mas, o que realmente a fez se encaixar nessa lista é o fato de que a personagem principal, Eleanor, se considera "grande", acima do peso. Mas, mais uma vez recebemos uma prova de que isso não interfere em nada para que ela viva uma linda história.


As Grandes Aventuras de Daniella - L. L. Alves




Nem só de livros estrangeiros vive a literatura, não é mesmo? Por isso um livro brasileirissimo também está nessa lista! Nele, a autora L. L. Alves traz a vida Daniella que na sinopse se auto descreve assim:

"Adoro comer e sou diferente de qualquer outra mulher que já tenha contado sua história para vocês. Por quê? Porque sou uma daquelas mulheres conhecida como gordinha. Sabe como é? Eles não se referem a mim como a sagaz Daniella ou a superconfiante Daniella. Sou apenas a gordinha do grupo. Sempre tem que ter um, não é?"

E é claro que é impossível não se apaixonar por alguém que seja como ela: diferente, engraçada, interessante... que vem nos provar que incríveis histórias podem ser vividas por corpos dos mais diversos formatos, que são apenas embalagens para almas incríveis!

A Série Bridget Jones - Helen Fielding




Essa é uma série muito conhecida, não só pelos livros mas também pelas adaptações divertidissimas da obra! Relata a histórias cheia de altos e baixos de uma mulher comum, Bridget que equilibra vida amorosa, trabalho... e uma luta com a balança! A história é sempre comentada como divertida e a personagem principal simplesmente ganha as leitoras exatamente por ser tão real e crível, nada de pessoa perfeita em uma história perfeita. Bridget é real e isso encanta qualquer um!



Essa é minha lista, gente! 
E vocês, já encontraram uma personagem por ai que realmente provou o quanto tamanho não importa?
Deixe nos comentários ;)

Beijos,

Fiquem com Deus!

6 comentários:

  1. Olá!
    Adoooorei a ideia do post. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos que você citou, mas conheço a maioria.
    Recentemente eu vi um new adult que trata dessa mesma questão e eu fiquei muito curiosa. Vou procurar o nome dele aqui de novo e te falo!
    Seguindo! Parabéns pelo blog lindo <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Ahhh adorei a lista! O tema não sai da minha cabeça, já que eu adoro comer e estou acima do peso! Só li Bridget Jones, mas adoro a Meg Cabot, vou começar por ela!

    Bjs, MI

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus!! Que honra estar entre essas escritoras maravilhosas!!! *-* Adorei o post e a forma que você abordou o assunto. É realmente triste não encontrar personagens mais "reais" em livros. É uma cultura que ainda está enraizada na mente do escritor. Tentar criar uma personagem fora do padrão e ainda ser aceito é bem difícil! Então acredito que por isso muitos autores não arriscam. Contudo, precisamos de mais personagens assim! Realmente representar os nossos leitores nas histórias. Agradeço de coração por ter indicado As Grandes Aventuras de Daniella <3 Espero que possa ler em breve e me contar o que achou da história!
    Beijão ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    'Tamanho 42 Não é Gorda' é um excelente retrato que nós gordinhas podemos sim ser mais! Eu também estou acima do peso e não consigo perder. O motivo? Eu não quero. AMO comer! Tem coisa melhor?
    Cansei de me adaptar a sociedade. Quem gostar de mim, tem que gostar pelo que sou! Ótimo post.
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Monica, =]

    Que bom que gostou <3
    Fiquei curiosa por esse NA, me passa o nome sim!
    Own obrigada *--* Seu blog também é ;]

    Oi Mi,

    Não sai da minha também! Mas é como eu disse, mudar só é válido quando é por nós mesmas nesse caso né?
    Nunca li nenhum, mas fazer essa seleção me deixou realmente curiosa *-* haha'

    Oi L.L.Alves,

    Não sabe o quanto me senti honrada ao ler seu comentário por aqui <3
    Também entendo esse lado das autoras não quererem se arriscar dessa forma, mas acho que é um preconceito tão tolo. Assim como na vida, seu peso não interfere na história que voce esta disposta a viver... queria que mais autoras nos retratassem como somos também.
    Também espero ler em breve. Obrigada por ser essa fofa e vir até aqui comentar viu? Obrigada mesmo ;]

    Oi Ale,

    Não tem coisa melhor não sauhsua' Ai também estou acima do peso, mas por uma questão minha quero perder sabe? Tipo, eu quero mesmo mudar ;]

    Verdade, não é o peso que define uma pessoa ;]

    Beijos meninas, obrigada pelos comentários =]

    ResponderExcluir
  6. Oi Day
    Achei o máximo encontrar esse seu post. Eu sempre fui a magrela da turma, mas depois do meu filho, engordei uns quilinhos que ficam super mal localizados na barriga. Eles ME incomodam. Não por ter a pressão de ser magra, mas porque eu não gosto deles ali. Não ligo de ter coxas grossas e nem quadris largos, mas aqueles pneuzinhos vão embora logo logo. Eu já mudei bastante minha alimentação e estou tentando mudar também minha rotina, antes muito sedentária. Concordo muito contigo quando diz que as mudanças devem acontecer porque nós queremos e não porque a televisão mostra que isso que é bonito.
    Ah! Minha leitura atual tem uma gordinha como protagonista. O livro se chama Por que eu? e também é brasileiríssimo.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥