expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Eu Li] Legend - Marie Lu


Oi gente, tudo bem? *-*

Hoje trouxe a resenha dessa distopia que peguei sem grandes expectativas, mas... vem ver o que eu achei! ;)


Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Classificação: 


Em 2130 o mundo está completamente diferente do que conhecemos; após sofrer as consequências de vários desastres, o governo tenta reorganizá-lo através da instituição da República da América, um governo que faz uma grande divisão entre seu povo. Aos 10 anos, toda criança é submetida a uma prova e os pontos que alcança é que dirão quem ele será e o que fará do resto da sua vida, embora quem nasceu no "lado" pobre da cidade, não tem realmente muitas expectativas em relação ao seu futuro. A não ser que você seja um prodigio como June; uma garota da elite que tirou a maior nota possível em seu teste e, com grandes habilidades militares, vê no governo tudo o que ela quer viver para proteger.
Mas, se você for como Day, você será uma lenda. Um criminoso, o mais procurado da República mesmo aos seus 15 anos de idade, ele é contra o governo e luta diariamente para abalar essa estrutura baseada em injustiça.
Nossa história começa quando a vida desses dois se cruzam: quando Metias - irmão e única família de June - é assassinado, as suspeitas recaem sobre Day, o jovem criminoso. Guiada pela sede de vingança June fará de tudo para levá-lo a justiça... inclusive adentrar em seu mundo. Se infiltrar nos bairros pobres da cidade à procura do assassino de seu irmão.
Mas, quando estiver cara a cara com ela, será que ela deve confiar em tudo o que aprendeu ser verdade ou no que o seu coração diz?

"Vou perseguir você até o inferno. (...) Vou enganar você, usar de truques, mentir, fraudar, roubar para encontrar você, atraí-lo para que saia de seu esconderijo, e persegui-lo até você não tr mais pra onde fugir. Estou fazendo um juramento: sua vida é minha."

Alternando entre os pontos de vista de June e Day (simplesmente amei os nomes desses personagens, não me perguntem o porquê  ) Legend, nos leva a viver essa distopia maravilhosa criada por Marie Lu: cheia de ação, crítica social, romance e aventura o livro capturou minha atenção e simplesmente não me deixou ir até que virasse a última página e já estivesse louca pra comprar Prodigy (sua sequência! Com uma escritora super fluida, que não perde tempo com rodeios nem qualquer outra coisa que possa cansar o leitor, somos facilmente cativados pelos personagens criados por essa escritora, e não precisamos ir muito além de algumas páginas para sentir que eles são reais.

Há tantos pontos altos nesse livro pra mim que eu, sinceramente, nem sei por onde começar! - risos! Uma das razões para eu gostar tanto desse gênero literário é a crítica social que sempre é a base da histórias e, com Legend, essa certamente foi uma das coisas que mais me atraiu: um governo que vê seu povo morrer de pragas ao redor de suas casas requintadas, e que não se importa com o que ou quem precisa sacrificar para que o governo se mantenha no poder. Em nosso mundo atual é tão fácil ver essa realidade: pessoas que fariam praticamente qualquer coisa para se manter no nível social em que estão, que vem no poder tudo o que realmente importa para elas. Em Legend a sociedade que serve de pano de fundo para a história de June e Day é tão bem construída que eu, como leitora, realmente passei a acreditar nela, e me revoltar com o modo como as coisas são na República da América. O livro realmente me alcançou, me fazendo vivê-lo e esse o outro motivo pelo qual distopias me atraem tanto!

June e Day... nossa, me cativaram demais! São personagens tão fortes e marcantes! June é meu tipo preferido de mocinha: daquelas que definitivamente não precisa ser protegida ou amparada o tempo todo, e que tem uma força que só ela sabe. Day, mesmo depois de tudo o que passou, é um personagem bem humorado, perspicaz e apaixonante que nos faz torcer e vibrar com tudo o que faz! Mas, o interessante é que não foram só os personagens principais que foram bem trabalhados dessa maneira: podemos ver facilmente o desenvolvimentos dos secundários, o modo como vamos descobrindo pouco a pouco as suas personalidades e somos levados a amá-los/odiá-los. Sinceramente amo quando a autora demonstra essa preocupação em não "apagar" os personagens secundários, em encará-los como elementos de grande importância para a construção de sua história.

Quando terminei a leitura de Legend, me senti ávida por mais! Mas, não como se houvesse falhas no livro ou pontas soltas, e sim porque eu fui envolvida de tal maneira por essa história, que eu realmente queria passar mais tempo naquelas ruas, e conhecer melhor esses personagens pelos quais fui tão cativada: Day e June! E bom, acho que já falei demais e estou morrendo de medo de soltar algum spoiler - risos! Mas, preciso dizer que essa é uma leitura mais do que indicada?

Leiam Legend, sério! Vão se apaixonar (e escrever uma resenha gigantesca como a minha - risos!)


"Cada dia significa novas vinte e quatro horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume  a um dia após o outro.

E aí você tenta caminhar sob a luz."



E vocês? Já leram ou querem ler Legend?

Me deixem saber ;)

Fiquem com Deus
Beijos ;*


5 comentários:

  1. Ooi Day - Posso te chamar assim? Rs'
    Eu li Legend e me aventurei muito tanto com Day, tanto com June, meu Deus, quantas aventuras e segredos tem por trás dessa Republica não é mesmo? Assim como você fui fisgado pelo casal! São tantas qualidades para um livro só... O fato da estória ser tão interessante me deixou magoado, pois as páginas praticamente foram de uma vez :(
    Quem precisa URGENTEMENTE fazer a leitura de Prodigy, levanta a mão o/

    Fique com Deus, beijos,
    Felipe - Um sujeito qualquer
    umsujeitoqualquer.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, tudo bem? :)

      Pode sim o/ haha'

      Verdade, amei essa leitura! Toda a história é muito envolvente e não tem como não devorar esse livro!
      Já estou ansiosa por Prodigy também! *--* o// kk'

      Beijos, amém!

      Excluir
  2. Heey!
    Eu amodoro distopias e com certeza vou amar Legend ♥♥
    Seu blog é fascinante, já estou seguindo =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, tudo bem?

      Vai sim! leia e depois me fala o que achou, tá?
      Obrigada, que bom que gostou! *-*

      Beijos! ;*

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥