expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Eu Li] Convergente - Veronica Roth


Eu precisei de coragem para ler esse livro.

Uso o termo "coragem" porque além de ser a melhor palavra para marcar essa trilogia (composta ainda por Divergente e Insurgente - ambos já resenhados por aqui!), também é realmente o que foi necessário para encarar essa leitura depois de ter sido bombardeada pelo mega spoiler que peguei! É claro que não o direi aqui, para poupar quem se salvou dele -risos! Mas, depois de saber o final dessa história eu mantive o livro Convergente por aqui na minha estante, intocado por muitos meses, como se ele fosse uma bomba prestes a explodir em uma trilogia que eu amei tanto.

Mas, eu tive coragem e fui... venham saber o que achei o/

Sinopse


A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.


Comprei Convergente no ano passado - pra vocês terem uma idéia de por quanto tempo o evitei O.o' - mas, só na semana passada é que realmente consegui encarar essa história; e levei também essa semana para processar meus exatos sentimentos a respeito do fim dado por Veronica Roth, a uma trilogia que mexeu tanto comigo.


Com uma narração alternada entre Four e Tris, somos levados a Chicago atual; um lugar que está dividido entre aqueles que querem agarrar o poder e o passado com ambas as mãos, se apegando a realidade que eles já conhecem e aqueles que mantém seus olhos além da cerca, no futuro, querendo saber o que há além. Idéias tão contrárias sobre o que é melhor, naturalmente estremecem a cidade fazendo-a se dividir mais uma vez: não mais em facções, mas sim entre os Leais e o grudo dos Sem - Facção, liderado pela mãe de Tobias... e mais uma vez, Tris e Four estão no meio do fogo cruzado... será que em algum lugar há paz para duas pessoas que se amam tanto?

"Eu relaxo e, de repente, já não me sinto mais como uma espécia de soldado Divergente, desafiando soros e líderes governamentais. Sinto-me mais delicada, leve, como se não houvesse problema algum rir um pouco quando as pontas dos dedos dele acariciam o meu quadril e a parte de baixo das minhas costas, ou suspirar em seu ouvido quando ele me puxa mais para perto, mergulhando seu rosot na lateral do meu pescoço para me beijar ali. Sinto -me como eu mesma, forte e fraca ao mesmo tempo, livre, pelo menos por um breve instante, para ser as duas coisas."

A leitura de Convergente pra mim foi muito diferente da dos outros livros; enquanto em Divergente eu não conseguia para de me entusiasmar com a história que se renovava a cada página, em Convergente foram páginas e páginas sem conteúdo que fizeram a leitura se arrastar e se tornar monótona na maior parte do tempo. Senti em todo o momento que a autora modificou a real personalidade de seus personagens só para que eles se encaixassem na história que ela queria contar, mas que não era a que devia ser contada. Sei que, como uma simples leitora da trilogia, não posso afirmar o que ela deveria ou não ter feito com o seu livro... mas, depois da entrega com a qual li esses livros também sinto que tenho direito de externar a injustiça que rondou todo esse livro para mim. Uma história tão interessante, cativante e inovadora não podia ter terminado assim.

No fim senti que o único desejo da autora ao escrever Convergente foi provar a todos nós leitores de que a história era dela e ela poderia fazer o que quisesse... até destruí-la. Assim, sem propósito, sem real objetivo.

Quando terminei a leitura de Convergente realmente torci para que daqui a alguns meses a autora anuncie que só estava brincando cruelmente com todos nós e que esse livro só foi uma piada: que o real final da série Divergente está trancado em um cofre para ser a maior surpresa literária do ano que vem... mas, também sei que isso não vai acontecer.

Convergente é definitivamente um livro que eu não relerei e, se eu pudesse, gostaria de apagar da minha memória como se Divergente fosse uma duologia na qual a autora nos tivesse dado a oportunidade de escrever um futuro muito melhor para personagens que amei tanto - não importa quão exagerada eu pareça ao dizer isso.

Mas, fora dos livros a vida também é assim não? Nem sempre é doce... talvez seja por isso que eu busque exatamente o contrário do "real" quando deposito meu coração em uma nova história.

Ainda amo Four, Tris e a história de amor que é só deles. E, na minha vida pessoal, sempre vou me lembrar do seu maior conselho.

Não importa quão ruins as coisas estejam...

Serei corajosa.

" Quando o corpo dela atingiu a rede pela primeira vez, tudo o que vi foi um borrão cinza. Eu a puxei pela rede, e sua mão era pequena, mas morna. E então ela ficou em pé diante de mim, pequena, magra, simples e comum em todos os sentidos, exceto pelo fato de que havia pulado primeiro. A Careta havia pulado primeiro. Nem eu pulei primeiro. Os olhos dela eram tão firmes, tão insistentes. Lindos."



6 comentários:

  1. Ainda não li e nem assisti a nada ligado a trilogia Divergente - sei que sou de outro planeta - pois nunca tive vontade de ler, mais sinto muito pela sua leitura, não muito boa e desejo melhoras daqui pra frente... Amei o blog, seguindo...

    Abraços,
    Felipe - Um sujeito
    qualquer
    umsujeitoqualquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, tudo bem? :)

      kkkk' Não é não! Tem muita modinha por ai da qual escapei também =P haha'

      Também senti muito não ter gostado desse fim de trilogia, mas livros melhores virão o// haha'

      Obrigada, vou te visitar ;)
      Abraço!

      Excluir
  2. Ooi, tudo bom??
    AMO ESSA TRILOGIA <33 Amei Convergente, apesar de não ser meu favorito. Tenho uma gratidão imensa por todos os personagens e me sinto mal por você e por todo mundo que não conseguiu aproveitar o último livro, but be brave <3
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mandy, tudo sim e você?

      Acredita que você é a primeira pessoa que vejo dizendo que amou Convergente?! :o kkk'
      Sério mesmo, me decepcionei bastante =/ mas, fico feliz que alguém gostou embora não tenha sido meu caso! =P rs'

      Be brave <3

      Beijos! ;*

      Excluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥