expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

#EuLi - Os 13 Porquês - Jay Asher




- Sinopse -
"Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento."

~*~

Intenso. Essa é a primeira palavra que me vem a cabeça ao lembrar da história de Hannah Baker.

É um livro...real. Não sei, de "carne e osso", sabe? Aquele livro que você mergulha nele e consegue sentir tudo pelo que Hannah passa; sente isso em sua própria pele. Você compartilha o que ela sentiu e, mesmo que não concorde com os 13 motivos dela, é incapaz de não ver aquela situação...pelos olhos dela.

Mesmo sabendo o final logo pela sinopse do livro (sobre o suicido eu quero dizer) foram poucas as personagens pelas quais torci tanto. Acho que eu esperava que Hannah fosse completamente diferente; bem mais depressiva em suas fitas ou sei lá, talvez uma adolescente dramática.
Hannah não é. Hannah não quer chamar a atenção. Hannah está sofrendo.
Mas, Hannah passou por muita coisa nessas 256 páginas. E o pior, passou por tudo sozinha. E isso é o que é o pior você fica com aquela impressão de que se você estivesse lá, você poderia salvá-la. É estranho, mas é um sentimento incrível. Você imagina milhares de coisas que você poderia ter dito a ela, milhares de modos de fazê-la entender que por mais que ela se sentisse assim, ela não estava sozinha.

Sabe aquele personagem que você tem vontade de tirar de dentro das páginas e abraçar com força e dizer que tudo ficará bem? Essa é Hannah.

Fica claro em suas gravações que ela não é uma...louca suicida sabe? Ela sabe que precisa de ajuda. Ela QUER ajuda. Mas, algumas vezes por não ter sido clara em seus pedidos de ajuda, as vezes por ter encontrado pessoas que não se importavam, ela não teve alguém que lhe estendesse a mão. E, ao se apegar a ela através do livro, é isso que você quer ser. Você leitor, quer que não aconteça. Quer...fazer qualquer coisa para parar Hannah porque você sabe que ela quer ser parada.
É um sentimento até meio sufocante, mas você não consegue parar de pensar nisso durante todo o livro.

E quando ele acaba... meio que me senti como se estivesse saindo á superfície depois de ficar muito tempo embaixo d'água. Sério, pode parecer exagero, mas essa história me sugou de uma maneira que eu não achei que seria possível. Eu vivi aquilo tudo, eu senti tudo aquilo...eu estava lá.
E, como Clay, eu queria ter impedido Hannah.

Uma das minhas partes preferidas do livro: 



"Eu queria contar tudo pra você. 

E isso machucava, porque algumas coisas eram assustadoras demais. Algumas coisas nem eu entendia. Como poderia contar a alguém - alguém com quem eu estava conversando pra valer, pela primeira vez - tudo o que eu estava pensando? 
Eu não conseguia. Era cedo demais. 
Ou talvez, fosse tarde demais."

4 comentários:

  1. Dayane :)
    Como vai?
    Tenho uma amiga que tava lendo este livro,ela disse que era "foda" *-*

    Gostei da resenha :)
    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei curiosa demais com esse livro agora, pesquisei sobre ele depois de ler a tua resenha e todo mundo fala bem dele! Me senti assim, apegada a um personagem e quando terminou parecia que fazia diaaaaas que não amanhecia, com A Esperança, série Jogos Vorazes. Fiquei realmente curiosa, gosto de livros "intensos".

    ResponderExcluir
  3. Oi Day, tudo bem?
    Já faz um tempo que quero ler esse livro, desde que li a sinopse senti que seria um livro "daqueles", do tipo com o qual a gente se envolve, que nos faz pensar na vida e tudo mais... E pelo que senti nos seus comentários é bem assim mesmo, não é? Gostei do trecho que você postou, acho que vou procurar esse livro para matar a curiosidade logo.

    Beijokas, Boa semana

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandro,

    Esse livro é incrível *--* Intenso e super marcante :)

    Obrigada. ^^

    Oi Mah,

    Foi a mesma reação que eu tive quando ouvi falar dele pela primeira vez...a história me atraiu na hora *O*

    Sério? Nossa, cada vez mais fico com vontade de ler esses livros, mas estou querendo é ter dinheiro para comprá-los já que eles são bem grandinhos né? =]

    Então você vai adorar ele. É perfeito :)

    Oi Pah,

    Tudo sim e com você? (:

    Verdade, ele é exatamente assim. Não tem como enquanto o lê, você não ficar pensando em tudo o que já fez e na maneira como as suas atitudes refletem na vida das pessoas de uma maneira que, não importa o quanto você queira, você não pode controlar. Acho que nunca vou esquecer essa história.

    Procura sim, você não vai se arrepender de jeito nenhum *---*

    ~> Beijusss a cada um...;*³

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥