expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

#EuLi - O Menino do Pijama Listrado



~*~
Esse livro me surpreendeu. Acho que é o comentário mais verdadeiro que posso fazer para começar.

Nunca pesquisei muito sobre a história embora sempre tivesse curiosidade acerca do livro e isso foi ótimo no fim. Me fez apreciar o livro de uma maneira que ter lido resenhas ou ouvido comentários anteriores não teria permitido.

Ao pegar o livro, a primeira coisa que pensei foi que ele seria talvez uma..."versão masculina" - já que o personagem dessa vez era um menino - do livro A Menina que Roubava Livros.

Mas, eu fico feliz em saber que estava enganada.
Quer dizer a temática é a mesma; o nazismo...mas é diferença observar tudo aquilo pela inocência dos olhos de uma criança de 9 anos.

Uma das coisas que mais pensei ao ler "O Menino do Pijama Listrado" foi em como é diferente ter lido por vários anos escolares, como o nazismo matou milhares de pessoas. Mas, agora eu percebi que ao ler aquelas informações em livros didáticos, aquelas pessoas tomavam a aparência de apenas números. Não importa quantas mil pessoas eu tivesse lido que haviam morrido naquele período, é completamente diferente quando, de certa maneira, você conhece uma delas.
Shmuel.
Não me lembro de ter me apegado tanto a um personagem antes. Talvez ao Rudy de A Menina que Roubava Livros, mas ainda assim havia algo diferente em Shmuel não só porque ao contrário de Rudy ele era judeu, mas havia algo que o autor nos permitiu captar nele.
Talvez esperança...ou fé. Algo maravilhoso, seja o que for, em tempos como aqueles.

Em como, através de Bruno você vê tudo pelos olhos dele.

O fim, mesmo que eu não vá acrescentar spoiler foi estranhamente o que eu supus que seria. E foi o certo, pra mim pelo menos embora eu saiba que algumas pessoas provavelmente não concordariam.

Ainda assim, acho que esse livro não teria me encantado tanto se não tivesse seguido o que seguiu.

Para os nazistas não havia inocentes.

Não falei muito sobre as história em si, propositalmente. Quero que você tenha exatamente as mesmas surpresas e se encante sem pretensões...como eu. Talvez o motivo dessa resenha seja só...compartilhar o sentimento que tive ao ler esse livro.

Talvez eu deva terminar essa resenha com uma frase de A Menina que Roubava Livros, mesmo que como eu disse esse livro tenha enfim escapado a comparação.

Não me perguntem o porque, ela simplesmente veio a minha mente milhares de vezes ao ficar longos minutos em silêncio com o livro fechado contra o peito após terminado.

Esse trecho fala sobre o ponto em que o nazismo matou milhares de pessoas na frança:

"Eles eram parisienses.
Eles eram franceses.
Eles eram VOCÊ."

6 comentários:

  1. Morro de vontade de ler esse livro, mais confesso que eu não sei se eu teria coragem. Eu assisti ao filme e foi tão triste!

    Beijos.
    http://mythinkingmoments.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro de ter assistido esse filme *chorando só de lembrar* ... E dês de então eu quis ler esse livro e vou enrolando u.u .. Eu acho muito interessante a época do Nazismo (culpo A menina que roubava livros ... Eu acho que depois dessa resenha eu vou criar coragem e ler logo o livro (vou ter que pegar os lencinhos de papel T^T)

    Beijoos ><

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser mesmo muito lindo!Já assisti ao filme
    !

    Flor te enviei um e-mail!

    http://leitoradoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei seu blog Dayane, e esse livro é perfeito já tive a oportunidade de ler..enfim amei seu cantinho e ja estou a te segui-la assim que puder me visite e se gostar me siga..bjoss

    http://amantesdodireito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nunca li esse, mas também tenho muita curiosidade! Gostei da resenha discreta, deixou mais curiosidade ainda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nick,

    Sério? rsrs' Mas, lê sim não acho que vá se arrepender. A história te pega (e te faz chorar) mas é um daqueles livros que você leva partes dele com você. :)
    Quero muito assistir o filme! Esta na minha lista com certeza ;)

    Oi Mari,

    Nossa, só eu não assisti? rsrs' Se gostou do filme, acho que também gostar do livro. Por ser sobre a ótica de uma criança a história tem uma sensibilidade incrível, sabe? =]

    Depois de "A Menina que Roubava Livros" eu meio que criei muito interesse por essa época também rs Fico imaginando quantas milhares de histórias estão escondidas nos escombros do nazismo =/ Outro livro que quero ler é o Diário de Anne Frank, já ouviu falar?

    Pega os lencinhos mesmo rsrs u.ú

    Oi Bia,

    É lindo sim, lê que vai adorar!

    Já respondi seu e-mail, obrigada ^^

    Oi,

    Obrigada pelo elogio. Fico muito feliz que tenha gostado :) Esse livro é perfeito mesmo, com certeza um dos meus favoritos ^^

    Claro, visito e sigo sim =]

    Oi Mah,

    Fazia muito tempo que eu ouvia vários elogios a esse livro e quando finalmente encontrei não resisti *-* Obrigada! Espero que, ao ler, você se encante tanto quanto eu ^^

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥