expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

#EuLi&Vi - Orgulho e Preconceito ~Jane Austen

Oi, (:

Bom, como eu reli o livro Orgulho e Preconceito de Jane Austen (*----*) achei que, nada mais justo que re-resenhar (palavra nova *.* #Ignora) esse livro tão perfeito de uma autora que admiro tanto.

-O Livro-
Orgulho & Preconceito
Jane Austen



Acho que, antes de tudo, eu queria explicar um pouquinho por que eu gosto tanto e admiro tanto Jane Austen. Além da maneira como ela escreve, obviamente, a história dela em si me parece muuito interessante. Sério, quer dizer, uma mulher de séculos passados vivendo em uma sociedade que basicamente abominava mulheres independentes e que mesmo assim seguiu uma carreira tão...'mal falada' na época que era a de escritora acho que já é o suficiente para admirá-la. Ela teve uma vida muito curta, mas ainda assim acho que ela fez algo que fez a diferença. Ela fez valer a pena.
Ela teve a ousadia de ser feliz ignorando conceitos discriminantes e a visão tão pouco favorável que a sociedade tinha das mulheres naquela época. O sexo frágil (eu não consigo dizer essas três palavrinhas sem revirar os olhos).

Ok, agora sobre o livro...

Desde a primeira vez que li esse livro ele já entrou eternamente pra minha lista de preferidos. Acho que tenho vários motivos pra isso; primeiro os personagens dele são apaixonantes, segundo a história é narrada de uma maneira única e envolvente, terceiro eu tenho uma espécie de paixão por aquela época na qual é narrada a história - além de uma paixonite pelo Mr. Darcy *.*² - e quarto o romance não é tão comum como o da maioria dos livros.

Acho que pra falar dos personagens, bom, cada um deles é meio maluco rs. Não há ninguém perfeito entre eles e é isso que os torna especiais ou interessantes de alguma maneira e o interessante também é que a autora nunca se 'perde' em suas personalidades como as vezes acontece com algumas autoras; eles simplesmente não fazem coisas que não seguem o seu caráter simplesmente para dar um 'ar' diferente na história. Existem sim algumas personagens oportunistas e falsos, mas mesmo assim eles ainda são o que são. (complexo O.o')
Bom, eu gosto daquela época em particular - até brinco que nasci na época errada =P - por que talvez seja atraida pelos longos vestidos de baile e dos próprios bailes -culpa dos contos de fada - e, embora não concorde nenhum pouco com o fato de que quase todos os casamentos da época eram mais por conveniência do que por amor ainda penso e sinto uma certa tristeza ao comparar como a palavra Matrimônio era sinônimo de eternidade e união e muitas vezes perdeu o sentido agora.


Elizabeth - com certeza minha 'heroina' favorita de livros - pegou emprestada um pouco da sagacidade e inteligencia de Jane Austen e assim se tornou uma personagem com personalidade forte que acredita em um casamento originado de amor e que fala o que pensa mesmo que isso nem sempre seja o que deveria fazer. Gosto particularmente dela por que ela não tem medo de ser quem é e mesmo que essa sua personalidade lhe renda problemas as vezes com a mãe que gostaria que ela fosse mais dócil, ou com pretendentes que acabam por achá-la teimosa e incontrolável ela não se deixa abalar.



Agora me perguntar sobre Mr. Darcy é covardia rs Ele é tão...humano ( e sim, isso é um elogio >.<) sabe, muitas vezes ele é 'traído' pelo seu orgulho e descriminação mas ele tem outro lado também; ele é honrado, integro, generoso e assim bom de uma maneira que muitas vezes não aparenta. É por isso que gosto tanto dele (paixonite *.*³), acho ele um personagem super interessante não perfeito... e é essa a questão. Ele é apaixonante não por que é extremamente bom, mas por que ao descobri o amor ele tenta ser.



O romance em si não me parece comum por que não é o típico: cara conhece garota, se apaixonam assim que se vem, encontram problemas pois é um amor impossível, consegue ficar juntos, choro, choro fim...Quer dizer, eles de inicio se detestam -se bem que ela tem bem mais motivos do que ele - mas é isso que torna o que começam a sentir mais real; antes mesmo do amor eles passam a a entender e admirar um ao outro e é a partir dai que um grande amor nasce e sim, há problemas mas não são os clichê do tipo os pais não aceitam ou algo do tipo. Tem mais haver com posição social e se sua importância é realmente maior do que ser feliz.
Do que, contra todas as possibilidades, amar o que não deveria amar.

A história gira em torno da família Bennet, mais precisamente das irmãs Jane e Elizabeth que são as mais velhas de uma família só de mulheres. Por sua baixa condição social o casamento seria a única salvação para a família não ir a ruína já que, caso Sr. Bennet o patriarca da família, chegasse a morrer todo o (pouco) dinheiro e posses que tinham passariam a um primo Sr. Collins. A chegada de dois cavalheiros, senhor Bingley e senhor Darcy parece ser exatamente a saída da família Bennet. Os cavalheiros são apresentando formalmente em um baile e enquanto o senhor Bingley esbanja sorrisos seu amigo, senhor Darcy, demostra pouco caso aos costumes da cidade que ele considera como rural. Ao conhece-los Jane se encanta por senhor Bingley assim como ele por ela, enquanto Elizabeth, depois de ouvir um comentário de senhor Darcy acaba por considerá-lo completamente orgulhoso e insuportável.
Ao contrário do que era de se esperar a personalidade de Elizabeth acaba atraindo Darcy, um homem extremamente orgulhoso que se vê atormentado por um amor que contraria todas as regras sociais que ele tanto tem respeitado por Elizabeth, essa mulher de espirito livre e de mente diferente das mulheres da época.

O livro mostra como a sociedade da época era avessa a casamentos entre pessoas de diferentes posições sociais e como o orgulho e preconceito tornam difícil uma história de amor. Um livro completamente único, com uma história interessante cheio de personagens incri
veis e de um amor que nasce onde não deveria.

-O Filme-



O filme com certeza é a adaptação mais fiel que já vi e eu, que normavelmente sou super metida a critica >.< quando vejo adaptações que já vi o livro me vi sem ter do que reclamar rs

Os produtores não pegaram o livro e 'bateram a história em um liquidificador' sabe? rs'
Deu pra notar a verdadeira intenção de, se não contar a história na sua integra, fazer um filme digno de uma escritora com Jane Austen.






Uma coisa que amei também foi a escolha dos atores *-*
Já gostava da atuação de Keira Knightley desde Piratas do Caribe e ela no papel de Elizabeth Bennet só me reafirmar minha opinião. Acho que ela capturou muito bem a personagem, sua personalidade forte e sua fé e convicções.






E embora eu nunca tenha assistido outro filme de Matthew Macfadyen - e devo confessar que nem o conhecia antes de Orgulho e Preconceito -, me apaixonei por ele como Mr. Darcy. Ele me convenceu no início como um cara orgulhoso e até aparentemente petulante -achei sua primeira aparição no baile um capíulo a parte *.*- ele também conceguiu retratar com perfeição as mudanças que o personagem sofreu pela afeição por Elizabeth.
Conseguiu mostrar como o amor realmente o mudou.
E, tá bom, ele é completamente lindo também *---*



É uma história completamente linda e apaixonante e ter a oportunidade de assistir somente reafirmou como esse romance- um amor que muda as pessoas, que os torna melhores, mais humanos - merece toda a fama e cada comentário positivo que tem. Não é um romance do tipo cheio de cenas quentes ao quais lemos atualmente. Não tem monstros, seres miticos, fadas...embora eu os ame também -meu coração é grande o suficiente rs' -
E sim é a história de um amor real que mereceu existir. De duas pessoas que tiveram que rever seus conceitos para enfim entenderem oque o amor significa e estarem aptos para recebê-los em seus corações.
Um amor forte o suficiente para passar por cima de regras e sociais.
Para esquecer o orgulho...e o preconceito.


Preciso mesmo dizer o quanto sugiro -e amo- essa história? *------* rs'



~> Beijusss...;*

11 comentários:

  1. Amo Jane Austen! Li 4 livros dela. Gostei muito do livro e filme Orgulho e Preconceito; assisti a série também, ela é o máximo porque tem umas 5 horas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, :)

    Eu também gosto muito dela, só que até agora esse é o único livro dela que li (a biblioteca onde consegui esse livro é bem reduzida =P)
    Mas mesmo assim, adorei imediatamente o modo como ela escreve.

    Hum, eu não sabia da série. Vou pesquisar sobre isso também :)
    Muito obrigada pela visita! Seja bem vinda ^^

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  3. Eu estou lendo o livro e já estou amando. Quero assistir o filme também. Eu também li Razão e sensibilidade( da Jane Austen) que também é muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Oi Raynara,

    Gostei mesmo muito desse livro, acho que vai gostar também ^^ Tenho uma 'quedinha' pelo tempo em que ele se passa, sabe? *suspiro*
    O filme, foi mesmo um dos mais fieis das adaptações que ja vi, os atores interpretaram perfeitamente, eu achei *.* Indico, com certeza o/

    Ah, Razão e Sensibilidade eu assisti apenas o filme, mas achei super interessante pois meio que conta a história da Jane Austen. Achei super interessante também ver uma mulher tão forte em um tempo tão machista como o da historia. Gostei muito ^^
    Vou tentar ler o livro também *.*

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  5. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!
    Ainda não li o livro, mas já assisti o filme diversas vezes e cada vez que assisto me apaixono mais pela historia. Fiquei feliz por saber que ele é muito fiel ao livro, pois adaptações geralmente estragam tudo! O filme é realmente lindo, fiz meu namorado assistir comigo esses dias, rs' e até ele gostou! õ/
    Não há um único beijo entre os dois no filme, e agente percebe o quanto o amor dos dois é verdadeiro, principalmente o dele, que apesar de todo orgulho e preconceito, disse a ela o quanto a amava, sem saber se sairia magoado com a declaração. Perfeito descreve! Belíssima escolha Dayane, put's fiquei feliz por lembrar desse filme! Razão e sensibilidade também é muito bom (:
    Beijão, se cuida!

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!!
    Com esta resenha super me deu uma vontade imensa de ler o livro - sim, eu ainda não o li ¬¬ -
    ^^ Parece ser muito bom, sempre ouvi falar muito desse livro, e positivamente, mas é que tenho um pouquinho de ... preconceito com clássicos, não sei porque mas pra mim é dificil ler livros assim - acho que porque meus primeiros livros 'antigos' foram chatos - , mas estou tentando mudar isso e colocarei este livro da querida Jane Austen na minha "pequena" lista de livros para ler. rsrsrs
    ...
    >>>Beijusss... *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Mayara,

    Ai, você TEM que ler o livro! *---* O filme é mesmo muito, muito bom e eu também fiquei impressionada quando o assisti pela primeira vez por ele ser tão fiel ao livro sabe? Como você disse, as adaptações costumam decepcionar.
    Não tem como não amar esse filme né? *suspiro*
    Então, o incrivel é que o fato de não ter uma cena de beijo não me decepcionou como faria em qualquer outro filme. Acho que deixou o final mais bonito, não sei bem por que. O romance mais verdadeiro sabe? O dele principalmente, tendo que engolir o orgulho pelo amor *-*
    Realmente, realmente perfeito²

    Eu morro de curiosidade de ler Razão e Sensibilidade embora já tenha assistido. Quero ver se é tão fiel quanto esse *-*
    #SeCuida ;)

    Oi Aninha,

    Sério? Ah, eu indico *.*
    Pra falar a verdade eu também tenho muito preconceito com clássicos, mas achei que se fosse para experimentar tinha que começar por um do qual já tinha ouvido tantos comenta´rios positivos e...com certeza ele não me decepcionou (:
    O que achei mais legal é que não tem aquela 'cara' entediante de livros antigos sabe? Acho que a personalidade de Elizabeth ajuda muito, ela é super atual independente, perspicaz, mas bem teimosa as vezes também...=P Acho que vai acabar gostando dela tanto quanto eu ^^
    Então, esse livro já estava na minha lista para ler ou reler a muito tempo...Minha também, super pequena lista sabe? #Eufemismo >.<

    ~> Beijusss...;*²

    ResponderExcluir
  8. Eu li o livro e assisti o filme. Gostei bastante, pois o romance não é clichê como os outros.
    Gostei da postagem :D
    Bjos :*

    ResponderExcluir
  9. Oi Raynara, (:

    Exatamente o que achei; o romance foge mesmo do previsivel. Amei *--*

    Obrigada ^^

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  10. Oi estou visitando e adorei tudo o que você falou, soube explicar mesmo, já tinha escutado falar desse livro mas nunca li, mas depois de seu post sou obrigada a ler *--*
    Parabéns, bem convincente =)

    ResponderExcluir
  11. Oi, (:

    Bem vinda & Obrigada! ^^

    Fico muito feliz que tenha gostado, de verdade! *.* Talvez por ser um dos meus livros favoritos eu tenha ficado tão animada sobre falar sobre ele, então fico contente que tenha dado certo :)
    Rs' Que ótimo, quando ler me fala o que achou, certo? ^^

    Obrigada! =)

    Volte sempre!

    ~> Beijusss...;*³

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥