expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Resenha] Mariana no Mundo dos Saltisonhos - Marco A. B & C. Machado


Oi gente, tudo bem? :) 

Essa está sendo a semana das resenhas dos livros dos meus autores parceiros, hein?! Já resenhei por aqui Momento Errado, Lágrimas Agrestes... e agora um livro que eu estava realmente ansiosa pra ler; Mariana no Mundo dos Saltisonhos! Espero que ainda venham muitas parcerias surpreendentes como essas! *-*

Venham conferir o que achei da obra ;) 


Sinopse

Mariana no Mundo dos Saltisonhos





Nosso livro fala do autismo de uma forma um pouco diferente.
Escrevemos algumas informações científicas e alguns relatos da nossa convivência, mas, principalmente, expomos as nossas reações e sentimentos.
Não há nenhum ato heroico e nem invocações divinas no texto, apenas fatos, com uma abordagem bem-humorada - sempre que possível - das aventuras de viver com uma pessoa tão especial quanto a Mariana.









Livro Cedido em Parceria com os Autores




Particularmente eu sou alguém que ama pesquisar profundamente sobre vários assuntos, principalmente sobre transtornos que afetam a mente e também aqueles que são cerebrais de fato. Provavelmente isso se deve a uma questão pessoal e acho que nunca vai mudar. Então, quando os autores desse livro entraram em contato para oferecer parceria, me interessei automaticamente principalmente porque eu não entendo quase nada sobre o autismo e, quem melhor do que pais que convivem diariamente com esse problema para me ensinar?

O livro alterna entre trechos do diário dos pais de Mariana sobre suas experiência, vitórias e retrocessos assim como pequenos dados científicos e citações de outros autores que decidiram abordar o tema do autismo. Usando de humor - sempre que possível - e até me arrancando alguns sorrisos, somos apresentados a todos os desafios e, ao mesmo tempo, todas as pequenas vitórias que compõem a vida com uma pessoa portadora de autismo.

Resultado de imagem para garotinha loira brincando gif

Mariana é uma garotinha loirinha linda, mas que vive de uma forma bem diferente das demais crianças; algumas coisas que nos parecem muito simples são verdadeiros desafios pra ela ou até estão fora de cogitação serem feitas. Convivemos com ela e suas "manias" nessas poucas páginas e aprendemos de uma forma que realmente muda nossa perspectiva a respeito do Autismo. Uma das maiores características do autismo da Mariana é o controle excessivo que ela quer manter nas coisas para que não seja surpreendida de forma alguma; através de um limitado cardápio alimentar que ela aceita comer, os lugares onde aceitar ir e as coisas que aceita fazer e que, erroneamente, de fora as pessoas podem achar que é um mal comportamento sem saber que por trás há um problema que Mariana não pode controlar e sim conviver com ele da melhor forma possível. O livro nos mostra também a importância da aceitação dos pais e o modo como, inevitavelmente, a vida deles mudou ao redor das limitações de Mariana. E, embora sejam como qualquer outro ser humano portanto propensos a sentimentos de frustração em relação a essa situação, eles ainda conseguem dar o melhor de si para alguém que amam tanto e pela qual fariam tudo. A leitura de Mariana no Mundo dos Saltitonhos me proporcionou grande aprendizado que com certeza eu vou passar pra frente afinal, acredito que o preconceito pode ser sim combatido com a informação.

O que mais aprendi com esse livro é que o amor - e o bom humor - são essenciais para passar por qualquer situação que nos desafie de alguma forma. Acredito que o amor dos pais de Mariana por ela - além de todo o apoio médico que recebem - também a motiva a enfrentar corajosamente coisas que a assustam tanto, assim como o amor e a paciência de toda o restante da família, porque se eu que não os conheço consegui sentir todo esse afeto verdadeiro que a rodeia só através da leitura, nem consigo imaginar todo o amor que ela de fato recebe.


Enfim a leitura de Mariana no Mundo dos Saltitonhos foi muito mais do que um passatempo para mim. Foi de fato um aprendizado e realmente gostaria que você leitor também obtivesse esse conhecimento a respeito desse assunto; acredite em mim, vale muito a pena!

Beijos,
Fiquem com Deus ;*

Image Map

4 comentários:

  1. Sem dúvida a história de Mariana deve inspirar muitas pessoas. O livro é baseado em fatos reais? Eu fico pensando no quanto a maioria das pessoas com algum tipo de transtorno parecem ser infinitamente mais felizes do que nós que somos considerados "Normais".

    E no quanto elas são capazes de amar. É um amor incompreensível, verdadeiro e sobrenatural. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, além de um livro inspirador, deve ser super interessante especialmente para mim enquanto estudante de psicologia!
    Gostei muito da resenha. E obrigada pela dica!

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  3. É um livro que puxa muito pela cabeça do leitor! E adoro esse tipo de livros! adorei a resenha e já vou anotar o livro ;)

    ResponderExcluir
  4. Dayane, muito sensível o teu post e o tema então nem se fala!?

    Já vi ou lialguma coisa a respeito de um livro, cujo título não me lembro mais, no qual o personagem - uma criança também. - era autista e desde então me surgiu a ideia de escrever um conto cujo personagem principal seria um autista.

    Bom, isso nunca passou de uma ideia... quem sabe tua resenha não resgate este meu projeto.

    Obrigado por me fazer um pouco menos ignorante... bom, pelo menos por hoje, rs.

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥