expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Resenha] Lágrimas Agrestes - Letícia Sardenberg


Oi gente, como vai tudo por aí? (:

Na semana passada, comemorei a entrada de mais 5 autores parceiros para o "time" do Letras Eternas e dentre eles vocês devem se lembrar da fofa da Letícia Sardenberg! Mais uma pessoa incrível que tive o prazer de conhecer graças ao blog e que já me conquistou só pela pessoa que ela é... mas quando eu li seu livro a admirei de uma nova forma!

Vem saber o que achei de seu livro, Lágrimas Agrestes!

Sinopse


Lágrimas AgrestesCom linguagem sedutora, expressões inventivas como “pisando elefantemente”, “meus pés só acordariam para dentro”, “os restos de mim cabiam com folga no buraco do assoalho”, diálogos perfeitos e ritmo tenso, Leticia Sardenberg envolve o leitor desde as primeiras linhas. E o leitor se sente coautor da narrativa, agarrado aos medos, às frustrações e aos sonhos da jovem Damiana, sem querer parar, atordoado de suspense, angústia e compaixão. Negra e mais velha do que a irmã Ritinha, as duas abandonadas num orfanato no sertão da Bahia, Damiana se viu separada da pequena lourinha escolhida por um casal do sul do Brasil, e a partir daí convive com uma saudade extrema e dilacerante. No entanto, Damiana gosta de ler, é sonhadora e determinada. Rapidamente conquista duas grandes amigas no orfanato: Francisca e Luciana. Essa amizade solar faz reviravoltas, cria situações de alegria e coragem. Emoções fortíssimas acontecem no decorrer de toda a história, em meio à violência, à fome, ao descaso, à crueldade, ao preconceito e à miséria, mas, especialmente nos últimos capítulos, momentos de grande tensão poética e humana deixarão o leitor surpreso e encantado, contente, acabrunhado, pensativo, atônito, com certeza mais rico em sentimentos e visão crítica da vida, diante dessa menina transmudada em professora, que lá no início, “agrestemente”, disse: “Eu mesma haveria de dar destino à minha vida.”

Stella Maris Rezende, vencedora de 4 Prêmios Jabuti, 3 João-de-Barro, APCA, Barco a Vapor, Bienal Nestlé e dezenas de Altamente Recomendáveis pela FNLIJ

E-book Cedido Em Parceria com a Autora



Quando li a sinopse desse livro, confesso que fiquei na dúvida sobre o que esperar. Prometendo um livro narrado com os trejeitos linguísticos regionais do nordeste, tive medo de me sentir perdida durante a leitura pelo linguajar usado ou acabar não me envolvendo por causa disso mas qual foi a minha surpresa ao precisar virar apenas algumas páginas pra me ver completamente presa a história de Damiana e a todos os sofrimentos e dores que marcaram o seu caminho. Vividamente com o passar de cada página fui sendo telespectadora ao mesmo tempo em que compartilhei todos os espinhos que perfuraram a carne de Damiana e que, a muito custo, conseguiram não ferir sua alma.

"As semanas se ajuntaram, fiaram meses, e os meses se entrelaçaram na enorme teia do tempo, sem que eu notasse. Aos doze anos, eu já somava cicatrizes que muitos adultos não tinham, nem jamais teriam."
Embora o livro narre as várias lágrimas que Damiana derramou naquele solo impiedoso, pequenas alegrias também são entrelaçadas nessa rede de memórias que geram uma esperança que alcança o leitor; a esperança de que mesmo quando a vida teima em nos colocar no chão haverão sempre aqueles momentos que preencherão nossa alma com a certeza de que tudo isso aqui vale a pena.

"Ainda posso ouvir no silêncio meu, que há uma infinidade de seres para além das estrelas. Todos unidos, inclusive eu e você que me lê, por uma corrente universal de amor e sofrimento."

Com uma escrita intensa embora singela, narrando os sofrimentos pelo olhar de uma menina que desde cedo experimentou o que há de pior no mundo - o desprezo, o abandono, o preconceito e o abuso - Lágrimas Agrestes nos proporciona uma leitura na qual mergulhamos profundamente e na qual derramamos todo nosso coração em torcida para que o mundo pare de ferir Damiana, essa personagem com a qual é impossível não se envolver.

Resultado de imagem para menina negra linda

Com sua escrita Leticia finalmente me fez perder o trauma desse tipo de narrativa regionalista; trauma esse vindo dos tempos de escola em que era obrigada a ler livros nacionais - aliás, obrigada Lê! haha' - além me dar uma história que atravessei a madrugada lendo e a qual certamente me marcou de um jeito que poucas conseguem fazer.
Enfim, se você quer uma história que, em poucas páginas, realmente te toque e te faça refletir... Lágrimas Agrestes é o seu livro!

Beijos,

Fiquem com Deus! ;*

Image Map

2 comentários:

  1. Que beleza de resenha! Estou muito feliz em saber que meu "Lágrimas Agrestes" lhe despertou emoções profundas e ajudou a "curar" o bloqueio da literatura regionalista. Muito obrigada por sua leitura tão sensível e por tanto carinho, Dayane querida. Uma honra ser sua parceira literária neste blog lindo! ❤️️

    ResponderExcluir
  2. Gent, preciso muito ler esse livro ♥

    Tõ seguindo teu blog aqui, retribui se quiser?
    http://www.falaaimaluco.com/

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥