expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Indicando Livros] Os 5 Porquês de ler Os 13 Porquês


Oi pessoas ;]

Quando você lê um livro que te toca profundamente, acho que é mais do que natural esse ímpeto que toma o leitor de querer indicá-lo/falar dele para o mundo inteiro. Acho que, além de desejar alguém para conversar sobre ele, o leitor também quer saber se apenas ele é capaz de ver algo tão maravilhoso em determinada leitura. Afinal, não dizem que duas pessoas nunca leem um mesmo livro?
Dependendo do momento em que está, seu estado emocional... acho que fatores como esses podem sim influenciar em uma leitura, embora parece uma teoria um tanto louca. Por exemplo; eu já li livros que senti que não deveria ler naquele momento, que eu não conseguiria de verdade sentir tudo o que aquela leitura conseguiria me proporcionar simplesmente por não estar "no espírito".
Mas também existem livros que te tocam não importam as circunstâncias e, quando penso em livros assim é só em Os 13 Porquês que consigo me lembrar. Não consigo imaginar ninguém - NINGUÉM MESMO - saindo daquela leitura sem que algo tenha mudado profundamente dentro dele ou sem que, ao menos, ele reflita sobre essa leitura por um longo tempo depois. Com certeza definiria a obra de Jay Asher como uma coisa única no mundo, que fere nosso coração como se fosse real, que nos sacode pra realidade, que nos assusta com a veracidade, que nos traz arrependimento de atitudes que nem percebemos ter feito por toda a nossa vida.

Os 13 Porquês precisa ser lido. Simples assim. E hoje eu vou tentar te convencer, resumindo em 5 porquês, porque você deveria ler Os 13 Porquês.


Sabe quando você vê no noticiário notícias sobre bullying? Ou quando houve dados a respeito do número de suicídios de adolescentes ou de pessoas em geral? Depois da leitura de Os 13 Porquês essas informações jamais voltarão a ser simplesmente números esquecíveis pra você. Através dessa leitura nós temos uma proximidade assustadora de uma pessoa que está passando por essa situação; Hannah a personagem principal que é a narradora mais forte do livro e que, a cada porquê, vai nos mostrando como a depressão, o descaso, o bullying... foram devorando lentamente sua vontade de viver. Quando vemos a situação através dos olhos da "suicida" não podemos mais nos proteger através daqueles discursos otimistas de que "Suicidio é um ato de covardia". Quando você está sob a pele de alguém que está vivendo tantas e tantas coisas destrutivas, todo a sua perspectiva muda.
Você é mudado. Juro que pra sempre.



Ao ler a sinopse, talvez você seja levado a acreditar que Os 13 Porquês é apenas um livro trágico cuja história gira em torno do suicídio; mas acredito que todo a fascinação em relação a essa obra venha exatamente do fato de que ela não é previsível assim. Temáticas como temos a terrível mania de tentar responsabilizar a vítima de algum tipo de assédio, o machismo que sempre sombreia nossos julgamentos, o bullying e o quão avassalador ele pode ser... são só alguns dos assuntos abordados nessa obra incrível! E isso com certeza é um ponto a mais para o escritor Jay Asher; o modo como ele conseguiu construir essa trama tão complexa abordando tantos assuntos polêmicos de uma maneira admirável.


As emoções que esse livro me trouxeram... honestamente, acho que nunca vou superar. Acho que jamais senti tantos sentimentos diferentes em uma leitura. Torci para que a história tivesse um final diferente - mesmo já sendo avisados desde a sinopse que Hannah não está mais viva, fiquei naquela expectativa de que de alguma forma tudo fosse um engano e ela ainda pudesse ser salva. Senti ódio de toda a covardia com a qual ela foi atacada através do bullying e de outras formas de assédio. Me apaixonei por Clay, o personagem principal. Tive o coração partido a cada novo porquê... me senti culpada por perceber que em alguns momentos eu também já fui alguém que não teve realmente consciência do quanto minhas palavras e atitudes podem ferir a vida de alguém.Fui arrastada para um turbilhão de emoções, emoções essas que carrego até hoje comigo.


Talvez isso seja até algo assustador a se dizer mas, acho que é impossível no decorrer da leitura não se identificar com Hannah. Mergulhados nessa trama de tirar o folego, é inquietante perceber que alguns dos pensamentos que levaram a personagem a tomar essa decisão tão trágica, já passaram por nossas cabeças também. A forma de Jay Asher nos trazer para dentro da mente de Hannah e mostrar o suicídio por esse novo ponto de vista, nos faz encarar nossos próprios demônios.
Nós olhamos para o abismo, e ele nos encara de volta.


Como qualquer leitor, livros e mais livros são somados a minha lista de livros lidos a cada mês e acho que chega a ser natural nos esquecermos de vários dos detalhes de algumas de nossas leituras... mas Os 13 Porquês nunca foi assim pra mim. Penso e reflito nessa leitura com frequência mesmo tendo o lido há mais de 2 anos agora. A cada notícia de suicídio, bullying eu me lembro. Até mesmo em situações do meu dia a dia como quando vejo alguém sendo cruel com outra pessoa sem refletir sobre o impacto que suas palavras podem ter... sobre o quanto elas podem destruir. Essa obra é uma daquelas raras que você carrega dentro de você enquanto vive, que não se perde em meio as outras centenas de leituras que você possa fazer. Ler Os 13 Porquês definitivamente te marcará para sempre.

Porquê Bônus - Vai virar uma série na Netflix!


Resultado de imagem para os 13 porques netflix

Não, você não leu errado! A novidade que todos os apaixonados por esse livro estavam esperando ansiosamente finalmente aconteceu; o livro vai sair do papel para virar um seriado na Netflix e vai ser dirigido pela Selena Gomez - a mesma pessoa que nos encheu de alegria divulgando o trailer da série que está tão sombrio e cativante quanto eu imaginei que seria *-*
E a melhor parte?! Não vamos ter que esperar muito pra conferir; a primeira temporada dessa série que promete ser incrível será lançada dia 31 de Março!!



Bem gente, é isso por hoje. Confesso que me emocionei escrevendo uma postagem sobre um livro que amo tanto então... me digam o que acharam ;]

Beijos,
Fiquem Com Deus ;)

Image Map

16 comentários:

  1. Eu já estava com vontade de ler este livro a tempos, mas esse post só me fez ver que preciso parar de adiar a leitura e ler logo!
    Sofri bullying por um longo tempo (+4 anos) e sei como Hannah se sentiu, antes mesmo de estar em sua pele. Adoro livros desse tema, porquê eles nos fazem ver como ações e comentários aparentemente inofensivos, podem mudar a vida de alguém para sempre.
    Apaixonada pelo post, assim como pelo blog.
    Já sigo o blog, e espero ver outros posts com o mesmo tema.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Nossa, tenho muita vontade de ler esse livro, mas um pouco de medo pela temática. É um assunto importantíssimo, mas acho que deve ser uma leitura difícil. Tenho a impressão que vou me acabar de chorar hahaha.
    Mas você me convenceu, vou incluir esse livro na minha wishlist. Adorei os motivos que você apresentou e fiquei ainda mais curiosa para ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Poxa vida! Estava super com vontade de ler este livro e agora vejo seu post e me deixou mais curiosa para lê-lo logo! Injusto kkkk' (parei).
    Sério, já me indicaram esse livro faz um tempo e eu só fui enrolando e passando outros na frente. Bem feito pra mim agora kkkk'
    Enfim, adorei seu post e suas colocações sobre o livro.

    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para acompanhá-lo mais vezes.

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu já vi muita gente falando bem e mal desse livro, creio que não exista meio termo com ele, muitas pessoas o amam e outras tantas o odeiam. Eu sempre fiquei receosa em lê-lo e como tenho a mania de não ler sinopses não fazia ideia da história real por trás. Saber que o livro retrata assuntos como bullying e suicídio já me deixa muito interessada em fazer essa leitura.
    Seus motivos me conquistaram e em breve farei essa leitura. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Day, Tudo bem?
    Eu quero esse livro a muito tempo, mas nunca o encontro por um preço bacana. Vou ver se consigo ele em troca no Skoob.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Ai ai, obrigada pelas indicações.E sério, esses parecem ser muuuito bons <3
    Gostei de todos e estou louca para assistir ao filme! :)

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um dia desses estava conversando com minha amiga sobre esse livro, ela começou a ler e falou que eu deveria ler também, eu disse que só pelo tema eu não leria, mas depois desses seus 5 motivos, acho que preciso ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Muitos, muitos não, todos amigos meus que leram esse livro o indica. Sou bastante curiosa com a leitura por causa disso, não conheço uma só pessoa que tenha lido e não o indica. Quero muito lê-lo esse ano. A cada perspectiva sua e acada item indicado dos seu 5 motivos para lê-lo só traz mais curiosidade.
    Achei o post muito bacana e com certeza você despertou mais a minha curiosidade!

    Beijos
    Bella Martins

    ResponderExcluir
  9. Olá! Esse livro está na minha listinha de livros que quero ler á tempos. Agora saiu a série, quero ler antes de assistir. Sua publicação só aumentou essa vontade. Será que esse livro realmente vai mudar me muda e a história fazer parte de mim para sempre? Isso me deixou bem curiosa e ansiosa para ler. Haha' Tomara que eu realmente me identifico com a personagem e sinto a história. Adorei a publicação. Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!

    Adorei seu post se eu estava com vontade de ler esse livro simplesmente duplicou essa vontade. Não sabia que teria serie no Netflix :O. Espero ler em breve e me encantar assim como você

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?

    Me indicaram esse livro há alguns anos e quero MUITO ler, o problema é que é difícil achar e quando está disponível na Amazon, o preço é muito alto! Um dia ainda vou dar a louca e comprar mesmo assim. Adorei quando anunciaram sobre a série, mas quero muito ler antes. Eu adorei os seus porquês. Adoro livros que nos ensinam, nos marca e nos adiciona!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei os motivos para ler esse livro. Estou bem curiosa para conhecer essa estória, mas não sabia muito o que esperar até ler seu post.
    Acho que essa obra poderá, mesmo, mudar a minha vida.
    Dica anotadíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá... tudo bem??
    Adorei essa postagem e a forma como descreveu os motivos para levar o leitor a ler o livro... eu sempre achei a capa deste livro instigante e já li muitas, mas muitas resenhas dele, tanto que até sei o final rs... então não pretendo ler, mas a série com toda a certeza eu quero assistir... eu já li um livro que retratava o bullying de uma forma bem crua... não me recordo do nome no momento e foi de um autor nacional, que chorei e senti muita raiva... então assim como você quando leio e vejo coisas relacionadas ao assunto, não só o suicídio em si, lembro-me desta história. Xero!

    ResponderExcluir
  14. Oi Day, já no primeiro Porquê você já me convenceu a ler o livro, simples assim! Lendo os outros Porquês só confirmava que eu devo ler o quanto antes. Gosto de tramas não previsíveis e que mesmo tendo temáticas pesadas e que com certeza mexerão demais comigo, vale a pena ser lido para me inteirar ainda mais deles e formular uma forma de agir para ajudar alguém quando necessário.

    Parabéns pela análise super bem fundamentada e rica.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Oi, Day! Tudo bem?

    MENINA, que layout lindo é esse? Ainda não tinha visto, fiquei encantada. Prabéns! Te desejo muito sucesso e alegria nessa caminhada de blogueira ♥

    ADOREI o post e os motivos para lermos o livro. Concordo com todos. Essa história muda nossa forma de agir com as pessoas ao nosso redor. E nos ensina muito sobre respeito e amor. Espero que a série seja maravilhosa!

    Beijos,

    Pah

    ResponderExcluir
  16. Nossa, tô impressionada com a sua resenha. Você escreve muito bem. Parabéns! Eu já tinha ouvido falar desse livro, e agora fiquei mais curiosa ainda. Acho maravilhoso quando o(a) autor(a) consegue mudar algo dentro dos leitores. Esse livro realmente parece ser muito bom! Obrigada pela dica!
    Beijos,

    www.dezembro22.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥