expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Resenha] Pétreos - Everton Moreira



Livro Cedido em Parceria com o Autor





Sinopse


Sir John Taurio, Conde de Alandes e comandante do exército de Rehn, era o melhor amigo do Rei Beath desde a infância e juntos tornaram seu reino o mais forte de todos os conhecidos. A amizade, vista como a base de uma era de ouro, se rompe de maneira inconciliável diante de uma praga agrícola. O Conde acredita que todos devem racionar qualquer suprimento para que o povo consiga sobreviver à crise, enquanto o monarca deseja que os impostos sobre a produção subam para preservar os luxos da nobreza.John não consegue aceitar as ordens de seu antigo amigo e lança seu condado em uma luta desesperada para se separar do reino. Os homens do condado de Alandes têm a escolha de lutar por um mundo novo que ainda não conseguem entender ou aceitar a exploração imposta pela monarquia. Com poucos aliados, Sir John decide não se render ao mundo que até então tinha defendido. Alandes, seu líder e seu povo buscam ser algo maior do que um simples território, eles precisam se tornar um sentimento de liberdade.


Pétreos conta a história de John; um homem que se voltou contra um rei para salvar a vida de um povo. Quando o rei Beath, seu melhor amigo desde a infância, toma uma decisão egoísta que visa somente agradar aos poderosos e mantê-los a salvo da fome e da perda de seus luxos, mesmo que isso custe a vida dos mais pobres, John não consegue se manter ao lado do amigo mais uma vez. Sua justiça o faz tomar a posição mais arriscada que se pode imaginar - ficar ao lado de camponeses em uma luta que para a maioria parece perdida. Mas, guerreiros movidos pela esperança e pela fé podem se tornar bem mais do que aparentam.

"Juro minha lealdade ao meu povo, ao povo que recebi o dever de proteger. Um dever que é muito maior do que o direito de governá-los. Alandes significa dever. Eu não acredito na divindade do Rei, eu acredito no dever que ele deveria demonstrar por seu povo e no dever que eu demonstro a vocês."
Assim como disse na apresentação do autor como parceiro, o gênero de Pétreos não é exatamente o que costumo ler, por isso acabei indo a essa leitura sem realmente saber o que esperar; e realmente acho que isso foi ótimo!


Não precisei ir muito além das primeiras páginas para me envolver com o conflito e a guerra que estava prestes a acontecer, assim como os valores que estavam sendo postos a prova. Um rei que consegue acreditar que sacrificar vidas vale a pena somente para manter o padrão de vida dos mais poderosos e, do lado oposto, um homem que se coloca como barreira entre esse rei e o seu povo... foi impossível não ficar revoltada com a atitude do rei ao mesmo tempo em que ficava extremamente o orgulhosa e esperançosa em pensar que talvez em nosso mundo atual e não fictício, ajam pessoas capazes de se levantar assim pelas outras.

"Números podem assustar, pensava John, mas uma demonstração de verdadeira fé é assombrosa."
A escrita do Everton é realmente vívida: foi como ser transportada para uma época de conflitos e honra pela qual realmente fui cativada! Provavelmente isso deve se dar ao fato de ele ser um professor de história que é realmente fascinado pela época medieval e que conseguiu mostrar domínio e veracidade na temática a qual se propôs.

Seus personagens, cada um a sua maneira, foram capazes de me conquistar... mesmo aqueles com os quais eu não me "dei muito bem" logo no início, acabaram me mostrando sua força e lealdade em uma luta que, mesmo justa, muitos deram as costas a ela. John é um personagem extremamente forte e marcante - amei o modo como sua personalidade foi bem construída pelo escritor e a força e honra que encontrei nesse personagem, de modo que não tem como ele não ter sido o meu principal preferido! Me senti "assistindo" os acontecimentos, como em um filme - mais precisamente O Gladiador, que esteve em minha mente durante praticamente toda a leitura.



Enfim, Pétreos definitivamente foi mais uma grata surpresa nacional! Com ação e personagens fortes e marcantes, sua história realmente me alcançou e me encantou durante a leitura!
E você já ouviu falar desse livro e desse autor?

Me deixe saber ;)

Beijos,
Fiquem com Deus! ;*

3 comentários:

  1. Oi Dayane, tudo bem?
    Adoro livros nacionais, e sua resenha está ótima.
    Fiquei curiosa em relação ao livro, pois adoro quando prende desde a s primeiras páginas;
    E a história parece ser muito interessante.
    Beijos

    ps:. Adorei as escolhas dos quotes também.
    Leitura Nossa

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o autor e também não é o tipo de livro que eu leio mas é sempre bom inovar e ler outros gêneros. Como você foi ler sem saber o que esperar acabou se surpreendendo e isso é maravilhoso,
    Os quotes são ótimos, vou procurar o livro \o
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  3. Oi Day
    Pétreos também foi uma grata surpresa pra mim esse ano. Como você, não costumo ler muitas fantasias épicas, mas essa me ganhou de cara. Gosto bastante do período medieval e me senti transportada pra essa época ao longo dessa leitura. E as personagens são maravilhosas. Fala sério.
    Beijos


    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥