expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Eu Li] Paradoxo - Vanessa Aguiare


Oi gente, como estão todos vocês? :)

Bom, quem viu meu post de Recebidos, provavelmente viu Paradoxo por lá; um livro que recebi por ser resenhista de outro blog, o Livros & Fuxicos. Sendo meu primeiro contato com uma autora nacional escrevendo meu gênero favorito – a distopia! – confesso que não sabia o que esperar dessa leitura.

Sinopse


♥ Letras do Momento
Sofia Strause é uma jovem comum de dezoito anos. Exceto pelo fato de que seus pais estão mortos, o céu agora é vermelho, e a temperatura não passa de 5o C. Sammy não é humana. Criada pela Worldeavor Dymanic, é uma inteligência artificial que substituiu a velha internet. Mas, contrariando todas as expectativas, ela evoluiu. E, o que começou como o maior avanço da tecnologia, acabou no maior pesadelo da humanidade. São tempos difíceis para os homens agora, em 2078 - oito anos após perderem a Guerra de Occam, Controlado pelo Red Dawn - o exército robótico de Sammy-, eles só têm duas alternativas: ou se tornam pacificadores, aliados às máquinas, ou vivem escravizados, como sobreviventes. Sofia não é nenhum dos dois, e tudo indica que ela é a peça que falta nesse quebra- cabeças. Com revelações surpreendentes, traições e amizades inesperadas, Paradoxo nos convida a responder: O que nos tona humanos? Enquanto nos leva a um futuro incerto, onde o amor luta todos os dias para sobreviver. 




O que mais me encanta em distopias como Divergente e Jogos Vorazes, é o modo como o autor consegue não só criar um futuro assustador e inimaginável, como também vai montando-o dentro de nossas mentes, até que passemos a acreditar nele também. Desastres climáticos, guerras, miséria, governos ditatoriais... são alguns dos temas abordados na maioria das distopias. Qual foi a minha surpresa ao encontrar um livro que nos dá um futuro já muitas vezes alertado pela ficção?!
O domínio das máquinas sobre nós, seus criadores, humanos.

A história de Paradoxo se passa em 2078; um ano no qual nenhum ser humano gostaria de viver. Agora toda a humanidade é escrava de sua própria tecnologia, depois que um cientista criou a inteligência artificial mais poderosa de todos, chamada de Sammy que acabou por se voltar contra nós e dominar o mundo, expandindo seu reino cada vez mais.
Os seres humanos sobreviventes agora tem uma escolha; ou se juntam a eles sendo traidores de sua própria raça, ou vivem em condições de extrema miséria na qual passam seus dias criando, odiando e trabalhando para as máquinas que provavelmente irão matá-los um dia.

Sofia é um desses trabalhadores que passa seus dias dentro do Domo; uma grande construção onde o humanos são escravizados. Totalmente sozinha, a não ser pelo seu melhor amigo Rafael, ela vê seus dias passarem e as esperança de se libertar indo para cada vez mais longe de suas mãos, tão longe quanto o céu completamente vermelho acima de sua cabeça... mas, se ela descobrisse que ela é a chance que a raça humana tanto esperava, ela estaria disposta a dar sua vida em troca?

Com uma escrita que se torna viciante desde o início, Vanessa nos leva a não só viver a realidade criada por ela, mas também a acreditar. Nos cativando com seus personagens e com sua escrita eu simplesmente não consegui abandonar a história; como novos personagens se destacando, descobertas e reviravoltas... esse é definitivamente o livro que eu estava precisando ler no momento!
Foi realmente ótimo ter esse livro como minha primeira experiência com autoras nacionais escrevendo o gênero e com certeza não me decepcionei! Fechei o livro completamente ansiosa por mais e querendo saber quais surpresas mais o futuro guarda para nós e se há esperança.

Cativante, surpreendente, fluído e cheio de aventura, esse livro com certeza é, para mim, mais uma prova dos inúmeros escritores talentosos que temos por aqui! E isso só me impulsiona mais para continuar meu projeto de Leitura Nacional e cada vez mais ter nomes super brasileiros na minha estante!


E ai, já ouviram falar desse livro? O que esperam dele?
Me deixem saber ;)

Fiquem com Deus,
Beijos! ;*

13 comentários:

  1. Olha para te falar a verdade tenho que confessar que adorei a sua resenha.
    Me chamou bastante atenção, mas eu estava com receio de pedir ele em parceria com a editora, porque eu não sabia se iria gostar ou não. E olha que não sou muito de ler distopias. Estou começando a ler agora entende? Mas espero poder gostar de ler assim que tiver chance, porque você abordou muito bem sobre a história e também seu ponto de vista me ajudou a me decidir a fazer a leitura. Espero não me decepcionar. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-limiar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando você atualizar o seu cantinho lindo
      me chama para vim ver tá?
      A Kétrin colocou uma resenha nova no blog =D

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mundo-cao.html

      Excluir
  2. Oi Day, tudo bem?
    Distopia também é um dos meus gêneros literários favoritos, justamente por abordar esses temas da sociedade, além de ter muita ação! Desse gênero, só conheço a autora Bárbara Morais com o livro A Ilha dos Dissidentes, conhece? É um ótimo livro!!!
    Esse eu ainda não conhecia, mas gostei bastante da sua resenha! Vou adicioná-lo na minha lista!
    Adorei a dica :)
    Beijos e boas leituras!!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai Senhor! Eu sabia que era distopia, mas não tão f*da assim! :o A autora já me conquistou ao unir distopia com tecnologia e fiquei ainda mais curioso para ler depois da sua resenha :3

    Bjs, Day!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  4. Eu AMO distopias, e ainda não li nada nacional do tipo. Entrou para a minha lista de desejados, com certeza. É sempre bom apoiar nossos autores, né?
    Estou MUITO curiosa agora.
    Mas acho que esse tipo de futuro não é tão impossível assim, se as coisas permanecerem como estão em algum momento muita gente vai morrer e os que sobrarem vão tomar medidas desesperadas para sobreviver. Muitos desses livros também são críticas de nossa sociedade atual, sabe? Como em jogos vorazes, a fome, a guerra, as vidas desperdiçadas, o entretenimento e o prazer sendo sempre mais importante. Esse foi o meio da Suzane tentar abrir nossos olhos.
    Beijos
    Gabi - Hopeless

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia esse livro, mas confesso que a premissa dele não me interessou, ando super saturada de distopias, é raríssimo eu me interessar por alguma, é que já li tantas... Mas gostei da resenha.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dayane!
    Adorei a resenha, fiquei super empolgada!
    Nunca tinha ouvido falar de Paradoxo, mas adoro distopias. Se um dia surgir a oportunidade, acho que lerei. =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Dayane!
    Não conhecia o livro ainda, mas quando você disse que era distopia, já interessei. Amo o gênero.
    Gostei da resenha e da sinopse de Paradoxo. Com certeza é o tipo de livro que me faz mergulhar na história e me perder na leitura.
    Vou procurar um para chamar de meu!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, não conhecia o livro, achei bem interessante a história e adorei sua analise, parece ser o tipo de história que prende o leitor vou anotar a dica.

    OBS: Estou te seguindo! Adorei seu cantinho, sinta se a vontade de conhecer o meu!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Oii...
    Eu não conhecia esse livro, não!
    Mas, gostei da sua resenha, também gosto muito de distopias.
    Bom Domingo!
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  10. Uau!
    Tenho ficado de olho em distopia, especialmente nacionais, e só vim descobrir essa aqui!
    Que resenha incrível!
    Como amante do gênero, certamente vou procurar o livro.
    Feliz por autores nacionais de tanta qualidade <3

    ResponderExcluir
  11. Olá Dayane *-* tudo bem?
    Distopias têm sido ótimos ultimamente O/ com certeza esse vai entrar na lista kk
    Adorei a resenha.
    Beijos beijos

    hipogrifos-atrofiados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Não sabia do livro e pode deixar que pesquisarei mais dele, sou fã de distopias e me prendo a leituras do mesmo facilmente, a autora também parece demais e sua opinião só completou minha vontade de ler.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥