expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

[Eu Li] Uma Vida Para Sempre - Simone Taietti


Oi, tudo bem? :)

Quando me sentei pra resenhar Uma Vida Para Sempre, a primeira coisa em que pensei foi: eu quero escrever a melhor resenha da minha vida. Quem me acompanha através do Facebook do Blog, também notou a minha reação a essa leitura e, quando um livro te traz tantas coisas... Tantos sentimentos, reflexões, dores e amores... você quer que todos os leitores que você possa alcançar, sintam e experimentem o mesmo.
Então, essa não é uma resenha pra simplesmente "promover" a minha autora parceira, Simone Taietti ou um pedido para que você como leitor dê uma chance a essa autora nacional que, definitivamente, veio pra ficar na minha lista de escritoras favoritas... essa é uma oportunidade que ela oferece a você de ler algo que vai te impactar, te fazer rever tudo... vai te marcar tão profundamente que, dia ou outro, você sempre espiará a sua estante só pra dar uma olhada na lombada de Uma Vida Pra Sempre e ser tocada novamente por tudo o que essa história deixou em você.

Leia. Faça esse favor a si mesmo.

Sinopse


Uma vida para sempreEthel diz estar morrendo. Contudo, não afirma isso apenas em razão de sua doença. Talvez a única certeza de nossa existência seja a morte, o fato de que ela chega para todos. Mas nem por isso deixa de ser a maior incógnita da vida.
Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.
As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.
Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias.
Quanto dura o para sempre?
Ethel descobriu.



Livro Cedido em Parceria com a Autora





Classificação: 


Quando recebi o livro da autora, a primeira coisa a me encantar foi a capa.- quer dizer, que capa mais fofa e linda é essa, gente?! - mas, foram realmente as suas palavras que conseguiram minha atenção desde o início. Confesso que, no começo, tive receio de que fosse uma história "pesada", focada demais na morte e - e eu sei que a Ethel me repreenderia por isso - eu sou frágil demais pra esse assunto e procuro fugir, não importa quão inevitável ele seja. Mas, ao persistir nas páginas desse livro eu fui percebendo o meu erro de julgamento. Esse, definitivamente, não é um livro sobre morte.

É um livro sobre a vida. No mais verdadeiro significado da palavra.


"Você pode escolher se quer apenas se arrastar pela sua triste existência, ou fazer algo de valoroso. Então, escolha e faça de uma vez, porque ainda acho que são sortudos aqueles que sabem quando vão morrer.Eles aproveitam."


Ethel é uma garota especial, mas essa classificação não tem nada a ver com o fato de ela ter uma doença que a torne incapaz de sentir dor... Não. Ela simplesmente é. Inteligente, sábia, profunda... ela entende que tem pouco tempo na Terra já que a sua doença já deveria tê-la matado, e por isso ela tenta se preparar como pode para seu próprio fim, além de preparar a sua super protetora mãe para a sua perda. Mas, alguém realmente pode se preparar pra isso?

É quando ela está tão compenetrada em encarar a morte, que o mundo a faz querer olhar para a vida; seu caminho se cruza com Vitor, um rapaz incrível e sarcástico, que entende como ninguém o que ela quer fazer. Mas quando a vida parece tão incrível, maravilhosa e pulsante... quando a existência se torna vida... como se preparar para perdê-la?



"A dor tem um pouco de beleza, entende? É incrível ver esse mecanismo de que o ser humano dispõe, sendo que ao ter um pouco de febre ou uma dor de garganta, ele pode simplesmente ir ao médico e se curar. Funciona tão bem.
Mas, não para todos."


Por favor, não se enganem e pensem em Acede, sério. Ethel odiaria isso também. Ela não quer ser romantizada, ser uma mártire ou que qualquer pessoa mude o foco real de sua história. Ethel é uma personagem de carne osso... e alma. Alma que pode ser sentida em cada uma de suas palavras e questionamentos. Uma Vida Para Sempre, é como seu diário no qual ela nos conta tudo o que tem passado, tudo o que envolve a sua doença, o modo como as pessoas reagem a ela. Também nos conta sobre sua mãe incrivelmente amorosa, mas superprotetora que quer mantê-la dentre de uma bolha enquanto a única coisa que Ethel realmente quer, é voar uma única vez.

Verdadeiro, doloroso, lindo, triste e esperançoso... são tantas palavras contraditórias que eu poderia usar pra descrever essa leitura e, ao mesmo tempo, não conseguiria passar pra você leitor, tudo o que ela me fez sentir. Com uma escrita maravilhosa, poética até, Simone Taietti nos empresta os olhos e o corpo (imune a dor) de Ethel e nos faz refletir profundamente sobre temas que, honestamente, nos assustam.
A finitude de tudo, o fato de que não somos eternos como gostaríamos, a morte sendo uma certeza que deve ser aceita e deixar de ser um tabu... estamos prontos para entender?

"O grande problema com a verdade é que apesar de se fazer necessária na maioria das vezes, ela nem sempre é tão doce, bem como quase nunca corresponde às nossas expectativas."

Ainda agora, mesmo depois de ter terminado a leitura, uma parte minha permanece encarando aquelas páginas com os olhos cheios de esperança, não importa quão controverso ao tema pareça. Porque sei que foi com isso que Ethel, Vitor e Simone me presentearam... esperança. Esperança de fazer o meu melhor, de ser o meu melhor.

E a certeza de que, mesmo que nós nãos sejamos lembrados por milhares de gerações, mesmo que nossos nomes possam não ser escritos em algum lugar da história... nós temos o maravilhoso e surpreendente agora e, através da história de Ethel, entenderemos que isso é mais que o suficiente.

Quando me sentei para escrever essa resenha, sinceramente quis fazer jus a essa história, e escrever a melhor resenha da minha vida. Talvez uma homenagem pra vocês, Ethel e Vitor.

Vocês partiram meu coração mas ao mesmo tempo, com suas vidas, vocês também me ensinaram a viver.
E eu sou eternamente grata.


"Há algumas coisas pelas quais simplesmente não vale à pena lutar. Ás vezes percebemos que estamos empenhando esforços em coisas erradas e que não nos acrescentam em nada. Então, é hora de desistir.E isto não é covardia. É perspicácia, pra dizer a verdade."



Trilha sonora:


"Vamos correr e gritar
Você dançará comigo
Vamos realizar nossos sonhos
E sermos livres

Nós seremos quem somos
E eles vão curar nossas cicatrizes
A tristeza irá para longe"


Fiquem com Deus,
Beijos! ;*

18 comentários:

  1. Olá querida!

    Que resenha linda, você realmente alcançou seu objetivo!
    Eu não li o livro ainda, mas achei a capa linda e sua resenha extremamente confiante. O que mais eu gostei foi o fato dos personagens serem assim, tão palpaveis, adoro essa sensação de poder conhecer ele.
    Quero conhecer mais a historia de ambos <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem? :)

      Que ótimo!! Leia, sério <3

      Acho que adoraria esse livro então; Ethel e Vitor são tão infinitamente reais que você sente que os conhece quando termina a leitura sabe? E sente uma falta inexplicável deles também </3

      Se ler, vem me falar o que achou, okay? :)

      Beijos! ;*

      Excluir
  2. Olá, meu bem!
    Estou passando para te avisar que tem uma tag para você lá no meu blog.
    http://tamiresmirele.blogspot.com
    Parabéns pelo espaço.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires, tudo bem? :)

      Own' obrigada, vou lá buscar *-*

      Beijos! ;*

      Excluir
  3. Oi Day!!
    Que resenha linda!! Você conseguiu transmitir o quanto o livro te encantou :)
    Essa capa é linda mesmo a a autora super atenciosa com os leitores! Espero ler, em breve e, como você, me encantar também com a narrativa. Tive a impressão que parece Acede, mas se você disse que não, acredito rs.
    Beijos e boas leituras!!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!

      Que maravilhoso que gostou e que eu consegui passar pelo menos um pouco de tudo o que senti nessa leitura... é um livro tão incrível <3

      A capa é muito linda! Sério, entra no meu Top 5 de capas lindas da minha estante, com certeza! E a história merece uma capa assim... emocional, linda, poética... vou babara nesse livro pra sempre! *---* haha'

      Obrigada, pra você também! ;)

      Beijos! ;*

      Excluir
  4. Oi
    esse parece ser um livro incrível, já li mutias resenhas positivas dele e estou com curiosidade de ler. Quero conhecer mais dessa história e a capa é bonita mesmo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem? :)

      É mesmo Denise, muuito incrível, leia, sério! Espero que possa aproveitar essa leitura em breve, porque valerá muito a pena ;)

      Beijos! ;*

      Excluir
  5. Oi, por que livros tão bons??! haha ameii deve ser incrivel! bjinhos

    seguindo :*

    http://tudocabenakombi.blogspot.com.br/2015/03/tiara-de-tranca-para-o-seu-dia-dia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura, tudo bem? :)

      Haha' Pra nos fazer apaixonar <3

      É sim, muito! *-*

      Beijos! ;*

      Excluir
  6. Oi Dayane, tudo bem?
    Menina sua resenha ficou ótima, de verdade! Também achei a capa lindíssima, e pelo jeito ela faz jus ao conteúdo do livro *-* então, a estória parece ser linda e triste né, não curto muito ler histórias tristes que partem meu coração, pois a estória fica impregnada em mim por um bom tempo, e aparentemente isso é uma coisa boa, e é, só que eu só aguento alguns poucos livros assim por ano, rs. Vou anotar o título e quem sabe eu o leia mais para frente. Ótima resenha e obrigada pela dica!
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy, tudo bem?

      Que ótimo que gostou!, Sério! Realmente espero que todos leiam esse livro <3

      Também fazem o mesmo comigo, mas essa vale muito a pena Andy! Não é só triste, é inspiradora!
      Tomara que leia sim, vou querer saber o que achou, viu? :)

      Beijos! ;*

      Excluir
  7. Oi, Dayane!
    Que resenha mais lindas.
    Olha, não sei se foi a melhor da sua vida, mas me tocou profundamente e ficou excelente.
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas ganhou o meu coração.
    A capa é realmente muito fofa.
    Confesso que no começou pensei em Acede, mas depois a impressão passou porque a sinopse é bem diferente, assim como tudo o que você disse.
    Sim, daria super uma chance para o livro e para a autora nacional. Temos que ler cada vez mais nossos escritores.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teca, tudo bem? ;)

      Que bom que gostou ^^

      Que bom que te convenci a lê-lo; é realmente um livro que merece ser lido. Além da história incrível, ele trás uma menagem tão profunda que é impossível descrever o quanto me tocou. Leia, sério! :)

      Verdade, e é isso que pretendo fazer esse ano! haha'

      Beijos! ;*

      Excluir
  8. Acho que os melhores livros são aqueles que nos convencem de que seus personagens são reais.
    Sua resenha deixou isso bem claro pra mim. Que bom que o livro te fez sentir tão bem, essa é a sensação que procuro quando leio. É esse sentimento que faz o ato de ler ser tão especial pra mim.
    Amei o livro e quero muito poder conhecer essa estória.

    Beijos,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, ;)

      Tem razão! E isso foi exatamente o que senti em relação a esse livro... o carinho que ainda tenho por ele é impossível descrever! *-*

      Tomara que leia, sério! Vai se encantar, acho! *-*

      Beijos! ;*

      Excluir
  9. Ah, gostei da resenha, não é o tipo de livro que eu leria, mas esse me chamou muita atenção pelo o que você falou. Vai pra lista!

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Adoro comentários, então dê sua opinião e eu respondo aqui mesmo,certo?
E ah, claro, deixe o link do seu blog que eu vou retribuir a visita com todo o carinho ♥