Oi gente, tudo bem? :)
Essa está sendo a semana das resenhas dos livros dos meus autores parceiros, hein?! Já resenhei por aqui
Momento Errado, Lágrimas Agrestes... e agora um livro que eu estava realmente ansiosa pra ler;
Mariana no Mundo dos Saltisonhos! Espero que ainda venham muitas parcerias surpreendentes como essas! *-*
Venham conferir o que achei da obra ;)
Sinopse
Nosso livro fala do autismo de uma forma um pouco diferente.
Escrevemos algumas informações científicas e alguns relatos da nossa convivência, mas, principalmente, expomos as nossas reações e sentimentos.
Não há nenhum ato heroico e nem invocações divinas no texto, apenas fatos, com uma abordagem bem-humorada - sempre que possível - das aventuras de viver com uma pessoa tão especial quanto a Mariana.
Livro Cedido em Parceria com os Autores
Particularmente eu sou alguém que ama pesquisar profundamente sobre vários assuntos, principalmente sobre transtornos que afetam a mente e também aqueles que são cerebrais de fato. Provavelmente isso se deve a uma questão pessoal e acho que nunca vai mudar. Então, quando os autores desse livro entraram em contato para oferecer parceria, me interessei automaticamente principalmente porque eu não entendo quase nada sobre o autismo e, quem melhor do que pais que convivem diariamente com esse problema para me ensinar?
O livro alterna entre trechos do diário dos pais de Mariana sobre suas experiência, vitórias e retrocessos assim como pequenos dados científicos e citações de outros autores que decidiram abordar o tema do autismo. Usando de humor - sempre que possível - e até me arrancando alguns sorrisos, somos apresentados a todos os desafios e, ao mesmo tempo, todas as pequenas vitórias que compõem a vida com uma pessoa portadora de autismo.

Mariana é uma garotinha loirinha linda, mas que vive de uma forma bem diferente das demais crianças; algumas coisas que nos parecem muito simples são verdadeiros desafios pra ela ou até estão fora de cogitação serem feitas. Convivemos com ela e suas "manias" nessas poucas páginas e aprendemos de uma forma que realmente muda nossa perspectiva a respeito do Autismo.
Uma das maiores características do autismo da Mariana é o controle excessivo que ela quer manter nas coisas para que não seja surpreendida de forma alguma; através de um limitado cardápio alimentar que ela aceita comer, os lugares onde aceitar ir e as coisas que aceita fazer e que, erroneamente, de fora as pessoas podem achar que é um mal comportamento sem saber que por trás há um problema que Mariana não pode controlar e sim conviver com ele da melhor forma possível. O livro nos mostra também a importância da aceitação dos pais e o modo como, inevitavelmente, a vida deles mudou ao redor das limitações de Mariana. E, embora sejam como qualquer outro ser humano portanto propensos a sentimentos de frustração em relação a essa situação, eles ainda conseguem dar o melhor de si para alguém que amam tanto e pela qual fariam tudo.
A leitura de
Mariana no Mundo dos Saltitonhos me proporcionou grande aprendizado que com certeza eu vou passar pra frente afinal, acredito que o preconceito pode ser sim combatido com a informação.
O que mais aprendi com esse livro é que o amor - e o bom humor - são essenciais para passar por qualquer situação que nos desafie de alguma forma. Acredito que o amor dos pais de Mariana por ela - além de todo o apoio médico que recebem - também a motiva a enfrentar corajosamente coisas que a assustam tanto, assim como o amor e a paciência de toda o restante da família, porque se eu que não os conheço consegui sentir todo esse afeto verdadeiro que a rodeia só através da leitura, nem consigo imaginar todo o amor que
ela de fato recebe.
Enfim a leitura de
Mariana no Mundo dos Saltitonhos foi muito mais do que um passatempo para mim. Foi de fato um aprendizado e realmente gostaria que você leitor também obtivesse esse conhecimento a respeito desse assunto; acredite em mim, vale muito a pena!
Beijos,
Fiquem com Deus ;*