Oi, tudo bem? :)
Quando me sentei pra resenhar Uma Vida Para Sempre, a primeira coisa em que pensei foi: eu quero escrever a melhor resenha da minha vida. Quem me acompanha através do Facebook do Blog, também notou a minha reação a essa leitura e, quando um livro te traz tantas coisas... Tantos sentimentos, reflexões, dores e amores... você quer que todos os leitores que você possa alcançar, sintam e experimentem o mesmo.
Então, essa não é uma resenha pra simplesmente "promover" a minha autora parceira, Simone Taietti ou um pedido para que você como leitor dê uma chance a essa autora nacional que, definitivamente, veio pra ficar na minha lista de escritoras favoritas... essa é uma oportunidade que ela oferece a você de ler algo que vai te impactar, te fazer rever tudo... vai te marcar tão profundamente que, dia ou outro, você sempre espiará a sua estante só pra dar uma olhada na lombada de Uma Vida Pra Sempre e ser tocada novamente por tudo o que essa história deixou em você.
Leia. Faça esse favor a si mesmo.
Sinopse
/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/415245/UMA_VIDA_PARA_SEMPRE_1412372162B.jpg)
Em um hospital, em meio à dor das histórias dos pacientes, Ethel encontrou amigos. Entre passeios em cemitérios, frequentando velórios e enterros de estranhos, ela tenta preparar a si e aqueles que ama, para o que parece estar ali tão próximo, o fim. Entretanto, não esperava enfrentar algumas surpresas que a fizessem duvidar de tal preparação.
As estatísticas ruins, a inexorável passagem do tempo. Onde reside a lógica disso que nos arranca pedaços, da súbita inexistência do que outrora era vívido e pulsante? Um corpo que jaz. Palavras que se perdem. A finitude de tudo o que é tão belo talvez seja a maior dor do mundo.
Uma vida para sempre é um compilado de desejos, pensamentos e dias.
Quanto dura o para sempre?
Ethel descobriu.
Livro Cedido em Parceria com a Autora
Classificação:
Quando recebi o livro da autora, a primeira coisa a me encantar foi a capa.- quer dizer, que capa mais fofa e linda é essa, gente?! - mas, foram realmente as suas palavras que conseguiram minha atenção desde o início. Confesso que, no começo, tive receio de que fosse uma história "pesada", focada demais na morte e - e eu sei que a Ethel me repreenderia por isso - eu sou frágil demais pra esse assunto e procuro fugir, não importa quão inevitável ele seja. Mas, ao persistir nas páginas desse livro eu fui percebendo o meu erro de julgamento. Esse, definitivamente, não é um livro sobre morte.
É um livro sobre a vida. No mais verdadeiro significado da palavra.
"Você pode escolher se quer apenas se arrastar pela sua triste existência, ou fazer algo de valoroso. Então, escolha e faça de uma vez, porque ainda acho que são sortudos aqueles que sabem quando vão morrer.Eles aproveitam."
É quando ela está tão compenetrada em encarar a morte, que o mundo a faz querer olhar para a vida; seu caminho se cruza com Vitor, um rapaz incrível e sarcástico, que entende como ninguém o que ela quer fazer. Mas quando a vida parece tão incrível, maravilhosa e pulsante... quando a existência se torna vida... como se preparar para perdê-la?
"A dor tem um pouco de beleza, entende? É incrível ver esse mecanismo de que o ser humano dispõe, sendo que ao ter um pouco de febre ou uma dor de garganta, ele pode simplesmente ir ao médico e se curar. Funciona tão bem.
Mas, não para todos."
Por favor, não se enganem e pensem em Acede, sério. Ethel odiaria isso também. Ela não quer ser romantizada, ser uma mártire ou que qualquer pessoa mude o foco real de sua história. Ethel é uma personagem de carne osso... e alma. Alma que pode ser sentida em cada uma de suas palavras e questionamentos. Uma Vida Para Sempre, é como seu diário no qual ela nos conta tudo o que tem passado, tudo o que envolve a sua doença, o modo como as pessoas reagem a ela. Também nos conta sobre sua mãe incrivelmente amorosa, mas superprotetora que quer mantê-la dentre de uma bolha enquanto a única coisa que Ethel realmente quer, é voar uma única vez.
Verdadeiro, doloroso, lindo, triste e esperançoso... são tantas palavras contraditórias que eu poderia usar pra descrever essa leitura e, ao mesmo tempo, não conseguiria passar pra você leitor, tudo o que ela me fez sentir. Com uma escrita maravilhosa, poética até, Simone Taietti nos empresta os olhos e o corpo (imune a dor) de Ethel e nos faz refletir profundamente sobre temas que, honestamente, nos assustam.
A finitude de tudo, o fato de que não somos eternos como gostaríamos, a morte sendo uma certeza que deve ser aceita e deixar de ser um tabu... estamos prontos para entender?
"O grande problema com a verdade é que apesar de se fazer necessária na maioria das vezes, ela nem sempre é tão doce, bem como quase nunca corresponde às nossas expectativas."
Ainda agora, mesmo depois de ter terminado a leitura, uma parte minha permanece encarando aquelas páginas com os olhos cheios de esperança, não importa quão controverso ao tema pareça. Porque sei que foi com isso que Ethel, Vitor e Simone me presentearam... esperança. Esperança de fazer o meu melhor, de ser o meu melhor.
E a certeza de que, mesmo que nós nãos sejamos lembrados por milhares de gerações, mesmo que nossos nomes possam não ser escritos em algum lugar da história... nós temos o maravilhoso e surpreendente agora e, através da história de Ethel, entenderemos que isso é mais que o suficiente.
Quando me sentei para escrever essa resenha, sinceramente quis fazer jus a essa história, e escrever a melhor resenha da minha vida. Talvez uma homenagem pra vocês, Ethel e Vitor.
Vocês partiram meu coração mas ao mesmo tempo, com suas vidas, vocês também me ensinaram a viver.
E eu sou eternamente grata.
"Há algumas coisas pelas quais simplesmente não vale à pena lutar. Ás vezes percebemos que estamos empenhando esforços em coisas erradas e que não nos acrescentam em nada. Então, é hora de desistir.E isto não é covardia. É perspicácia, pra dizer a verdade."
Trilha sonora:
"Vamos correr e gritar
Você dançará comigo
Vamos realizar nossos sonhos
E sermos livres
Nós seremos quem somos
E eles vão curar nossas cicatrizes
A tristeza irá para longe"
Fiquem com Deus,
Beijos! ;*
Beijos! ;*
Olá querida!
ResponderExcluirQue resenha linda, você realmente alcançou seu objetivo!
Eu não li o livro ainda, mas achei a capa linda e sua resenha extremamente confiante. O que mais eu gostei foi o fato dos personagens serem assim, tão palpaveis, adoro essa sensação de poder conhecer ele.
Quero conhecer mais a historia de ambos <3
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi Ana, tudo bem? :)
ExcluirQue ótimo!! Leia, sério <3
Acho que adoraria esse livro então; Ethel e Vitor são tão infinitamente reais que você sente que os conhece quando termina a leitura sabe? E sente uma falta inexplicável deles também </3
Se ler, vem me falar o que achou, okay? :)
Beijos! ;*
Olá, meu bem!
ResponderExcluirEstou passando para te avisar que tem uma tag para você lá no meu blog.
http://tamiresmirele.blogspot.com
Parabéns pelo espaço.
Beijo!
Oi Tamires, tudo bem? :)
ExcluirOwn' obrigada, vou lá buscar *-*
Beijos! ;*
Oi Day!!
ResponderExcluirQue resenha linda!! Você conseguiu transmitir o quanto o livro te encantou :)
Essa capa é linda mesmo a a autora super atenciosa com os leitores! Espero ler, em breve e, como você, me encantar também com a narrativa. Tive a impressão que parece Acede, mas se você disse que não, acredito rs.
Beijos e boas leituras!!
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Oi Bárbara!
ExcluirQue maravilhoso que gostou e que eu consegui passar pelo menos um pouco de tudo o que senti nessa leitura... é um livro tão incrível <3
A capa é muito linda! Sério, entra no meu Top 5 de capas lindas da minha estante, com certeza! E a história merece uma capa assim... emocional, linda, poética... vou babara nesse livro pra sempre! *---* haha'
Obrigada, pra você também! ;)
Beijos! ;*
Oi
ResponderExcluiresse parece ser um livro incrível, já li mutias resenhas positivas dele e estou com curiosidade de ler. Quero conhecer mais dessa história e a capa é bonita mesmo.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Oi Denise, tudo bem? :)
ExcluirÉ mesmo Denise, muuito incrível, leia, sério! Espero que possa aproveitar essa leitura em breve, porque valerá muito a pena ;)
Beijos! ;*
Oi, por que livros tão bons??! haha ameii deve ser incrivel! bjinhos
ResponderExcluirseguindo :*
http://tudocabenakombi.blogspot.com.br/2015/03/tiara-de-tranca-para-o-seu-dia-dia.html
Oi Laura, tudo bem? :)
ExcluirHaha' Pra nos fazer apaixonar <3
É sim, muito! *-*
Beijos! ;*
Oi Dayane, tudo bem?
ResponderExcluirMenina sua resenha ficou ótima, de verdade! Também achei a capa lindíssima, e pelo jeito ela faz jus ao conteúdo do livro *-* então, a estória parece ser linda e triste né, não curto muito ler histórias tristes que partem meu coração, pois a estória fica impregnada em mim por um bom tempo, e aparentemente isso é uma coisa boa, e é, só que eu só aguento alguns poucos livros assim por ano, rs. Vou anotar o título e quem sabe eu o leia mais para frente. Ótima resenha e obrigada pela dica!
Beijos,
Andy - StarBooks
Oi Andy, tudo bem?
ExcluirQue ótimo que gostou!, Sério! Realmente espero que todos leiam esse livro <3
Também fazem o mesmo comigo, mas essa vale muito a pena Andy! Não é só triste, é inspiradora!
Tomara que leia sim, vou querer saber o que achou, viu? :)
Beijos! ;*
Oi, Dayane!
ResponderExcluirQue resenha mais lindas.
Olha, não sei se foi a melhor da sua vida, mas me tocou profundamente e ficou excelente.
Não conhecia o livro e nem a autora, mas ganhou o meu coração.
A capa é realmente muito fofa.
Confesso que no começou pensei em Acede, mas depois a impressão passou porque a sinopse é bem diferente, assim como tudo o que você disse.
Sim, daria super uma chance para o livro e para a autora nacional. Temos que ler cada vez mais nossos escritores.
Beijooos
www.casosacasoselivros.com
Oi Teca, tudo bem? ;)
ExcluirQue bom que gostou ^^
Que bom que te convenci a lê-lo; é realmente um livro que merece ser lido. Além da história incrível, ele trás uma menagem tão profunda que é impossível descrever o quanto me tocou. Leia, sério! :)
Verdade, e é isso que pretendo fazer esse ano! haha'
Beijos! ;*
Acho que os melhores livros são aqueles que nos convencem de que seus personagens são reais.
ResponderExcluirSua resenha deixou isso bem claro pra mim. Que bom que o livro te fez sentir tão bem, essa é a sensação que procuro quando leio. É esse sentimento que faz o ato de ler ser tão especial pra mim.
Amei o livro e quero muito poder conhecer essa estória.
Beijos,
O Outro Lado da Raposa
Oi Raissa, ;)
ExcluirTem razão! E isso foi exatamente o que senti em relação a esse livro... o carinho que ainda tenho por ele é impossível descrever! *-*
Tomara que leia, sério! Vai se encantar, acho! *-*
Beijos! ;*
Ah, gostei da resenha, não é o tipo de livro que eu leria, mas esse me chamou muita atenção pelo o que você falou. Vai pra lista!
ResponderExcluirhttp://criativosounao.blogspot.com.br/
Oi Thales, tudo bem? :)
ExcluirTomara que leia! *-*
Beijos! ;*